Questões de Mecânica de Autos

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Listagem de Questões de Mecânica de Autos

#Questão 930819 - Mecânica de Autos, Motor, FCM, 2023, IFB, Técnico de Laboratório - Mecânica Automotiva

Em relação às fases de funcionamento de um motor de combustão interna de ignição por centelha, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir:
( ) Admissão: este tempo tem seu início quando o pistão começa seu movimento descendente do ponto motor superior (PMS) para o ponto motor inferior (PMI). A pressão e a temperatura da mistura são elevadas e alguns graus antes do pistão atingir o PMS uma centelha elétrica é disparada e a combustão é iniciada. A fim de se aproveitar a inércia dos gases nos condutos de admissão, maximizando o enchimento do cilindro, a válvula de admissão é fechada alguns graus após o início do movimento ascendente do pistão. ( ) Compressão: estando a válvula de admissão aberta e a de descarga fechada, o pistão deslocase do PMS para o PMI. O aumento de pressão do gás no cilindro provocado pelo deslocamento do pistão gera uma diferença de pressão que aspira a mistura ar/combustível para o interior do mesmo. Os eletroinjetores são os dispositivos responsáveis pela dosagem do combustível no processo de formação da mistura, que pode acontecer tanto nos condutos de admissão (injeção indireta) quanto no interior do cilindro (injeção direta). ( ) Exaustão: o quarto tempo tem seu início quando o pistão atinge o PMI e começa o movimento ascendente do pistão rumo ao PMS. Estando a válvula de descarga aberta o pistão empurra para fora do cilindro os produtos da combustão. Tipicamente, a válvula de descarga é fechada alguns graus depois do PMI, no início do tempo da admissão, e a válvula de admissão é aberta poucos graus antes do PMS, no final do tempo da exaustão. Desta forma, existe um período do funcionamento do motor onde as válvulas de admissão e de descarga encontram-se simultaneamente abertas. O tempo em que ambas as válvulas, a (s) de admissão e a (s) de descarga permanecem simultaneamente abertas é chamado de cruzamento de válvulas (overlap), cujo propósito é ajudar a trocar os gases remanescentes da combustão por mistura fresca. ( ) Trabalho / expansão: A combustão tem seu início quando a vela produz a centelha elétrica pouco antes do pistão atingir o PMS. Motores a gasolina atingem sua eficiência máxima de combustão quando o avanço de ignição é ajustado tipicamente para valores entre 10 e 40 graus antes do PMS. Estando todas as válvulas fechadas, a alta pressão criada pela combustão impulsiona o pistão em direção ao PMI, produzindo trabalho mecânico. ( ) Cruzamento de válvulas: é o último tempo do ciclo mecânico do motor, sendo a fase que proporciona incremento da eficiência volumétrica, ocorrendo no final da admissão quando as válvulas de escape e admissão encontram-se simultaneamente abertas. Neste momento o gradiente de pressão entre os condutos de escape e admissão induz uma quantidade extra de mistura ar combustível para o interior do cilindro aumentando a eficiência volumétrica e consequentemente a eficiência mecânica do conjunto.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é:

#Questão 930846 - Mecânica de Autos, Sistema de freios, FCM, 2023, IFB, Técnico de Laboratório - Mecânica Automotiva

Avalie as informações a respeito dos procedimentos que podem ser realizados para verificação de possíveis defeitos nos servofreios de um sistema de freios hidráulico e informe (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) Verificar se a mangueira que vai do coletor de escape ao servofreio não está obstruída. ( ) Observar se o diafragma de borracha interno do servofreio está com trincas ou fissuras por causa de contaminação. ( ) Verificar se o motor está com compressão de acordo com os manuais de reparação. ( ) Ver se a válvula de retenção do vácuo está com defeito. ( ) Verificar a entrada de ar falsa no coletor de escape.

A sequência correta é:

#Questão 930847 - Mecânica de Autos, Sistema de freios, FCM, 2023, IFB, Técnico de Laboratório - Mecânica Automotiva

Preencha corretamente as lacunas referentes ao sistema de freios pneumático.
O sistema de freios pneumático difere do sistema de freios hidráulico em pelo menos dois aspectos. O primeiro é em relação ao fluido ___________; enquanto o sistema ___________ é a ar o outro é fluido hidráulico. Além disso, no sistema de freios hidráulico a quantidade de fluido no sistema é ___________, enquanto no sistema pneumático é ___________.

A sequência que preenche corretamente as lacunas é

#Questão 930848 - Mecânica de Autos, Sistema de transmissão, FCM, 2023, IFB, Técnico de Laboratório - Mecânica Automotiva

A figura mostra o desenho de um sistema de transmissão em duas condições operacionais diferentes identificadas pelas letras A e B.



Imagem associada para resolução da questão



A partir da identificação do tipo de sistema de transmissão mostrado na figura acima e da sua análise é correto afirmar:

Muitos produtos possuem recomendações de segurança indicadas pelo fabricante, mas infelizmente muitas pessoas acabam ignorando as precauções no manuseio de tais objetos. Dos itens abaixo, quais são os cuidados essenciais para o uso de ferramentas (manuais, motorizadas, entre outras):
I. Jamais force uma ferramenta durante a execução do seu serviço. Isso evita que haja quebra ou deformação da peça. II. Mantenha as ferramentas sempre nos locais adequados. Por exemplo, não as guarde sob a mesa (principalmente se forem pontudas ou cortantes) e nem as carregue dentro do bolso (utilize caixas de ferramentas ou bolsas próprias para esse tipo de transporte). III. No caso das ferramentas elétricas, evite a utilização de roupas folgadas, luvas, anéis ou bijuterias nas mãos ou qualquer outro objeto que possa atrapalhar a operação.
Está(ão) CORRETO(S): 

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