Questões de Matemática Financeira do ano 2004

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Listagem de Questões de Matemática Financeira do ano 2004

Considerando as informações da indústria KLYX apresentadas na tabela acima, relativas ao ano de 2003, julgue os itens a seguir.

Para se chegar a uma margem líquida de 20%, 6.000 unidades deverão ser vendidas.

#Questão 350286 - Matemática Financeira, Porcentagem, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Para trabalhar o conceito de proporcionalidade dentro de um contexto próximo do universo da criança, o professor pode utilizar-se do modelo da "bicicleta" com a idéia da transmissão do movimento da coroa para a catraca.

A criança pedala fazendo girar a coroa; uma correia se move e faz girar a catraca ligada à roda; a roda gira e a bicicleta se move. Como a medida do diâmetro da coroa é diferente da medida do diâmetro da catraca, cada volta na coroa não implica em uma volta na catraca. Já a catraca e a roda giram na mesma freqüência, isto é, uma volta na catraca significa uma volta na roda.

Numa bicicleta a medida do diâmetro da coroa é igual a 15 cm e a medida do diâmetro da catraca é igual a 6 cm. Se, ao pedalar esta bicicleta, uma criança girar 12 vezes a coroa, quantas vezes girará, em correspondência, a catraca?

As taxas de juros fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Todo mês o brasileiro aguarda, na maior expectativa, a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM), órgão que define as taxas de juros. Essas taxas sofrem influências de vários fatores, como, por exemplo, as intensas chuvas no início deste ano. Taxas de juro influenciam na compra de produtos a prazo, na busca de financiamentos, em aplicações financeiras ou na quitação de débitos atrasados, por exemplo. Acerca de taxas de juros, no regime de juros simples, julgue os itens subseqüentes.

3,4% de juros ao trimestre equivalem a 13,6% ao ano.

Considere que em cada 6 horas de trabalho uma determinada equipe de sanitaristas consegue analisar 45 % de um total de 600 amostras de alimentos vendidos em uma feira livre. Julgue os itens seguintes, a respeito dessas análises.

Após as primeiras 6 horas trabalhadas, restarão mais de 350 amostras para serem analisadas.

Considere que em cada 6 horas de trabalho uma determinada equipe de sanitaristas consegue analisar 45 % de um total de 600 amostras de alimentos vendidos em uma feira livre. Julgue os itens seguintes, a respeito dessas análises.

Para analisar o restante das amostras, a equipe precisará trabalhar mais de 7 horas.

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