Questões de Matemática Financeira

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Matemática Financeira

Um dos métodos para se analisar a viabilidade de um projeto de investimento é o do VPL (Valor Presente Líquido). Para utilizá-lo, estimam-se os fluxos de caixa líquidos gerados pelo projeto e, com o auxílio da taxa de custo do capital, calcula-se o valor presente desses fluxos. Um resultado positivo indica que o projeto é economicamente viável caso a estimativa de fluxos de caixa esteja correta e se o projeto completar seu prazo.

A seguir estão as projeções dos fluxos de caixa líquidos de um projeto.

Se essas projeções são válidas e se o custo do capital ao ano é de 10%, conclui-se que o projeto é economicamente:

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é um indicador da variação dos preços calculado pela Fundação Getulio Vargas e divulgado mensalmente. O IGP-M costuma ser utilizado como referência para o cálculo de reajuste dos contratos de aluguel de imóveis.

O contrato de aluguel de Ivo prevê reajustes anuais com base no IGP-M acumulado nesse período. Após um ano de contrato, o valor acumulado desse índice foi 7,73%.

Se, no mesmo período, a inflação acumulada foi de 5%, então o aumento do aluguel, descontada a inflação, foi de:

Um título é resgatado cinco anos antes do seu vencimento pelas regras do desconto comercial composto. A taxa de desconto utilizada nessa transação é de 10% ao ano.

Se o desconto é de R$ 1.148,00, então o valor resgatado vale:

Dados: 1,15 = 1,61

0,95 = 0,59

Considere as informações dos projetos apresentadas no Quadro a seguir.

 Tendo em vista uma taxa de desconto de 10% ao ano, após apurar os respectivos Valores Presentes Líquidos (VPL) de cada projeto, o que apresenta o melhor investimento é o

Uma empresa está avaliando a obtenção de empréstimo com dois bancos: X e Y. O Banco X oferece uma taxa pré-fixada de 10% ao ano, enquanto o Banco Y oferece uma taxa pós-fixada de 6% ao ano, acrescida da variação cambial.

A empresa decide tomar o empréstimo com o banco Y e fazer um swap com o Banco Z, que cobra, para o swap, uma taxa de 3% ao ano e paga a variação cambial.

A decisão tomada pela empresa foi avaliada como

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis