Questões sobre Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais

#Questão 929971 - Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Libras

O currículo bilingue para surdos, tem como princípio, na sua organização, estabelecer uma base linguística e cognitiva consistente para impulsionar o aprendizado dos conteúdos escolares e o aprendizado de uma segunda língua.
Assinale a opção que apresenta uma das características principais do Currículo de Língua Brasileira de Sinais.

#Questão 929972 - Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Libras

Carla, professora surda de escola bilíngue, procura utilizar atividades com jogos educativos, a fim de avaliar o nível de linguagem dos alunos surdos para o desenvolvimento da Libras, verificando se houve evolução ou não no processo de aquisição.
No jogo Onde e como faço os sinais¿ a professora quer estimular e identificar os parâmetros que formam os sinais, reforçando os conhecimentos sobre vocabulário. Apresentou uma das cartelas do jogo com figuras que foram sinalizadas por ela, esclarecendo seus conceitos, e solicitou que os alunos observassem a configuração de mão alvo e identificassem quais os sinais correspondentes às figuras com a configuração de mão.
40_1.png (250×247) 
Imagem: Sugestões de atividades e materiais para estimulação da linguagem compreensiva e expressiva. Do livro Língua de Sinais: Instrumentos de Avaliação. 
Assinale a opção que apresenta o par da transcrição de sinais com a mesma configuração de mão indicada abaixo. 
40_2.png (45×56) 

#Questão 929975 - Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Libras

Segundo Albres, “(...) a palavra ou o sinal de uma língua não se prende simplesmente pela sua representatividade, mas depende de uma produção social-coletiva (...)”
Assinale a opção que apresenta os pares de sinais que correspondem aos conceitos, respectivamente, da iconicidade e da arbitrariedade. 
Imagens: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira.

#Questão 929978 - Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Libras

Suzana, professora ouvinte da disciplina Ciências de uma escola inclusiva de ensino regular, faz parte de uma equipe bilíngue com instrutor surdo e intérprete de Libras de classes do 6º ano do Ensino Fundamental de surdos e ouvintes. A equipe iniciou a apresentação sobre a concepção humana, utilizando imagens e o uso de classificadores em Libras, além de outros recursos visuais.
Assinale a opção que apresenta a definição que melhor se aproxima da Pedagogia Visual em uma educação bilíngue.

O sinal de “comunidade” em Libras é feito com:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis