Questões de Libras do ano 2022

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Listagem de Questões de Libras do ano 2022

#Questão 1027456 - Libras, , Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Libras - Edital nº 31

  Mandioca, macaxeira, aipim e castelinha são nomes diferentes da mesma planta. Semáforo, sinaleiro e farol também significam a mesma coisa. O que muda é só o hábito cultural de cada região. A mesma coisa acontece com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Embora ela seja a comunicação da comunidade surda no Brasil, existem sinais que variam em relação à região, à idade e até ao gênero de quem se comunica. A cor verde, por exemplo, possui sinais diferentes no Rio de Janeiro, no Paraná e em São Paulo. São os regionalismos na língua de sinais. Essas variações são apenas um dos temas trabalhados nos diferentes cursos voltados à linguística das línguas de sinais.

Internet: <https://www2.unesp.br> (com adaptações). 


Acerca da estrutura linguística da Libras, julgue o item.

Nas línguas orais, os fonemas se relacionam com a passagem de ar pela laringe, pelo nariz e pela boca, ao passo que, nas línguas de sinais, a estrutura fonológica se organiza a partir de unidades mínimas denominadas parâmetros.

Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: https://aefreixo.pt/comunica/maos-que-falam/. Acesso em 21/09/2022)


As afirmativas a seguir listam procedimentos comunicativos recomendados entre ouvintes e alunos com Deficiência Auditiva (DA), à exceção de uma. Assinale-a.

#Questão 1027504 - Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, FGV, 2022, SEAD-AP, Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa

Os advérbios pertencem à classe de palavras que acompanham verbos, adjetivos ou outros advérbios, acrescentando-lhes características ou intensificando seu sentido. Em Libras, essa é também a função do advérbio, sendo que a localização do advérbio dentro do contexto pode variar entre o começo e o final da frase.


Assinale a opção que apresenta um advérbio de intensidade.

#Questão 1027505 - Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, FGV, 2022, SEAD-AP, Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa

Uma professora ouvinte do ensino fundamental, ainda iniciando sua aprendizagem da Libras, observou a sinalização do intérprete quanto a alguns conceitos que trabalhava sobre adjetivos de objetos, para os quatro alunos surdos de sua classe. Ao final da aula ela perguntou ao intérprete por que não há um sinal especifico para todos os conceitos trabalhados. O intérprete respondeu que há conceitos que podem ser trabalhados por meio de classificadores em Libras.

Nesse sentido, observe as figuras (1) e (2) a seguir: 


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que apresenta, respectivamente, os classificadores que usam configurações de mãos que representam propriedade física de uma classe.

#Questão 1027506 - Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, FGV, 2022, SEAD-AP, Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa

Em uma roda de conversa informal, entre surdos e ouvintes bilíngues, no intervalo de uma aula, um dos surdos apontou para um outro surdo.

Em Libras, o sistema pronominal apresenta representações de pessoas no discurso. Assinale a alternativa que descreve o que deve ser feito quando se quer falar de uma terceira pessoa, mas de forma discreta.

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