Questões de Libras

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Libras

#Questão 1027515 - Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, FGV, 2022, SEAD-AP, Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa

Os sinais de Libras são formados a partir de seus morfemas ou unidades mínimas de significação. No seu aspecto verbal, ela modula o movimento dos sinais.

Com relação à distinção entre os aspectos pontual, continuativo, durativo e iterativo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O exemplo na transcrição de Libras: ELE COMER SEM-PARAR, apresenta aspecto verbal continuativo, podendo utilizar as duas mãos para enfatizar a continuidade da ação.

( ) O exemplo na transcrição de Libras: VOCÊ VARRER MUITASVEZES, apresenta um aspecto iterativo pelo fato de se referir a ação que ocorre repetidas vezes.

( ) O exemplo na transcrição de Libras: OLHAR VOCÊ ONTEM VOCÊ NÃO-ENXERGAR, apresenta dois aspectos: pontual e durativo.

( ) O exemplo na transcrição de Libras: ELE PASSAR TODOS-OLHAR-CONTINUAMENTE apresenta o aspecto verbal durativo demonstrando a mudança do sinal OLHAR com outra configuração de mão e ponto de articulação.


As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 1027516 - Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, FGV, 2022, SEAD-AP, Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa

Imagem associada para resolução da questão


Um dos parâmetros da Libras é o movimento que consiste no deslocamento da mão no espaço, durante a realização do sinal.

Relacione os tipos de movimento com os grupos de palavras que representam alguns sinais.


1. Retilíneo

2. Helicoidal

3. Semicircular

4. Sinuoso


( )[email protected] SAPO- CORAGEM

( )[email protected] MACARRÃO- IMPORTANTE

( )ENCONTRAR- ESTUDAR- PORQUE

( )BRASIL- RIO- NAVIO


Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.

#Questão 1027517 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2022, SEAD-AP, Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa

Leonardo e Paulo são alunos surdos matriculados há dois anos em Escola de Ensino Médio, porém não têm o serviço de tradutor e intérprete de Libras- Língua Portuguesa.


A carência desse tipo de profissional faz com que a interação entre surdos e ouvintes fique prejudicada. Em relação ao tema, assinale a opção que apresenta um dos objetivos que o sistema de ensino deverá desenvolver na educação bilíngue.

#Questão 1027518 - Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, FGV, 2022, SEAD-AP, Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa

Carla, tradutora e intérprete de Libras - Língua Portuguesa foi contratada, juntamente com mais quatro profissionais, por uma universidade da cidade em que reside, para prestar serviços a um Seminário Estadual de Educação de Surdos. Durante o trabalho de rodízio entre os intérpretes, Carla negou a sua vez por alegar incompatibilidade com o assunto que estava sendo explanado por um palestrante surdo.


Com essa atitude, Carla infringiu o seguinte valor éticoprofissional:

#Questão 1027519 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2022, SEAD-AP, Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa

Leia a tirinha a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


Segundo PADDEN (1989:5), “Membros de uma Cultura Surda se comportam como as pessoas Surdas, usam a língua das pessoas Surdas e compartilham das crenças das pessoas Surdas entre si e com outras pessoas que não são Surdas.” Considerando que as pessoas surdas se identificam com seus pares, a construção de sua identidade está ligada a fatores como contexto familiar e contato com comunidades surdas, entre outros.

Assinale a opção que descreve a identidade surda de transição.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis