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#Questão 929980 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Libras

A comunidade surda, com a realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE) em 2009, teve, na etapa nacional, a oportunidade de apresentar propostas para escola bilíngue que só haviam sido registradas em etapa estadual de São Paulo, como é citado no artigo - Libras em estudo: políticas linguísticas.
Atualmente, a base dessas propostas fundamenta a educação bilíngue de surdos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A educação bilíngue de surdos é entendida como a modalidade de educação escolar oferecida em Libras, como primeira língua, e em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua. ( ) É oferecido, de acordo com a lei, quando necessário, serviço de apoio educacional especializado como AEE bilíngue. ( ) A educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil e se estenderá ao longo da vida.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

#Questão 929981 - Libras, Educação dos Surdos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Libras

A Lei nº 10.436/2002 é a Lei de Libras. Para alcançar esta conquista, a comunidade surda engendrou movimentos sociais desde 1990 com a culminância de campanha nacional para oficialização da língua de sinais em nosso país.
Assinale a opção que explicita o entendimento da Língua Brasileira de Sinais, conforme a Lei.

Analise o texto a seguir.
Morfologia
“As línguas de sinais, assim como as línguas orais, possuem um sistema de formação de palavras. Morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou sinais, assim como das regras que determinam a formação das palavras. A palavra morfema deriva do grego morphé, que significa forma.”
QUADROS e KARNOPP, 2004, p. 86
Em relação à morfologia nos estudos das línguas de sinais, analise as afirmativas a seguir.
I. A morfologia nos estudos das línguas de sinais ampara-se nas definições encontradas nos estudos das línguas orais, embora o foco de análise dos fenômenos tenha-se ampliado em vários aspectos.
II. Os morfemas podem ser livres quando ocorrem isolados, e presos quando não podem ocorrer isolados, mas, exclusivamente ligados a outro(s) morfema(s).
III. A sintaxe se ocupa da descrição e da análise dos significantes de cada língua, ou seja, da porção que cada língua formatou a partir da dêixis ou gestual.
IV. A fonética tem como objeto o estudo da significação construída a partir do momento em que a língua é posta em uso, ou seja, em uma determinada situação de fala.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 

Analise as afirmativas a seguir sobre o Código de Conduta e Ética do profissional Tradutor / Intérprete de Libras.
I. Conhecer as necessidades específicas da situação de tradução e / ou interpretação e / ou guia-interpretação.
II. Firmar contrato com o solicitante, cumprindo as obrigações concernentes ao trabalho em questão.
III. Dar conselhos ou opiniões pessoais, auxiliando o solicitante a ter benefícios, mesmo quando não for acionado.
IV. Usar informações confidenciais traduzidas ou interpretadas para benefício próprio ou para ganho profissional.
V. Prestar informações ao solicitante e / ou beneficiário sobre sua atuação profissional.

Estão corretas as afirmativas

Em relação aos parâmetros da Língua Brasileira de Sinais, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ?) As expressões corporais também têm uma marcação importante na concordância dos verbos conhecidos por direcionais ou de movimento.
( ?) As configuração de mão e a direção do movimento também adicionam significado às unidades lexicais sinalizadas.
( ?) As expressões faciais, além de traços discursivos, contêm traços semânticos e morfológicos intervenientes na composição do significado de uma unidade lexicais sinalizada com elas construída.
( ?) O ponto de articulação também tem uma marcação importante na concordância dos verbos conhecidos por direcionais ou de movimento, um reconhecimento presente em grande parte dos estudos clássicos sobre as Línguas de Sinais.

Assinale a sequência correta.

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