Questões sobre Legislação Portuária

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Listagem de Questões sobre Legislação Portuária

Unitização é o acondicionamento da carga geral em algum tipo de estrutura, de forma a permitir a movimentação das unidades de carga acopladas a equipamentos rodoviários, ferroviários e hidroviários, que podem ser içadas a bordo, sem as carretas, e empilhadas umas sobre as outras em células no navio, permitindo e facilitando a estivagem. A unitização da carga pode ser feita por meio de diversos tipos de estruturas ou recipientes, como os pallets e os contêineres.

Considerando as informações acima relativas a movimentação, transporte, armazenagem de cargas e infra-estrutura portuária, julgue os itens subseqüentes.

Contêineres são cofres modulados, sendo mais comuns os de dimensões 30 pés × 8 pés × 8 pés. Essas dimensões são utilizadas como módulo-padrão, adotado internacionalmente, e denominado thirty feet equivalent unit (TEU) ou unidade equivalente a 30 pés.

Julgue os itens que se seguem, a respeito de movimentação de mercadorias.

A operação de navio que transporta granel sólido deve ser interrompida quando começar a chover.

Acerca de atracação e desatracação de navios em um cais, julgue os itens seguintes.

Os navios do tipo roll-on/roll-off, de modo geral, atracam sempre com o lado boreste voltado para o cais.

Julgue os itens que se seguem, referentes a movimentações de mercadorias.

Considera-se aceitável a permanência das cargas gerais nos armazéns de 1.ª linha dos portos até o prazo máximo de 2 meses.

Com relação a atracação e desatracação de navios, julgue os itens a seguir.

O tráfego de contêineres está em franca expansão em todo o mundo e influenciando no tamanho dos navios. Para atender a um navio com capacidade de transportar 6.000 contêineres a bordo, os berços de atracação devem ter cerca de 200 m de comprimento linear.

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