Questões de Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas da FUNDEP (Gestão de Concursos)

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Listagem de Questões de Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Sobre a responsabilidade do auditor de comunicar apropriadamente, aos responsáveis pela governança e à administração, as deficiências de controle interno que foram identificadas na auditoria das demonstrações contábeis, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas, considerando os dispositivos da NBC TA 265.
( ) Ao determinar se foram identificadas uma ou mais deficiências de controle interno da entidade, o auditor pode discutir os fatos e as circunstâncias relevantes das suas observações com o nível adequado da administração. Essa discussão fornece oportunidade para o auditor alertar tempestivamente a administração sobre a existência de deficiências sobre as quais a administração possivelmente não tinha conhecimento.
( ) Ao discutir as condições das suas observações com a administração, o auditor deve obter outras informações relevantes para consideração adicional, como o entendimento das causas reais ou suspeitas de deficiências, as exceções causadoras de deficiências reportadas pela administração, as distorções não contempladas pelos controles internos e a avaliação preliminar da administração a respeito de sua resposta às observações.
( ) A comunicação de deficiências significativas por escrito aos responsáveis pela governança (RG) reflete a importância desses assuntos e os auxilia a cumprirem suas responsabilidades de supervisão geral (RSG). Ao determinar quando emitir a comunicação por escrito, o auditor pode considerar se o recebimento dessa comunicação seria um fator importante para permitir que os RG desempenhem suas RSG.
( ) Independentemente da época prevista para a comunicação por escrito de deficiências significativas, o auditor deve comunicá-las verbalmente em primeira instância à administração e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança para auxiliá-los a tomar tempestivamente as medidas corretivas para minimizar os riscos inerentes relevantes. Isso isenta o auditor da responsabilidade de comunicar as deficiências significativas por escrito.
Assinale a sequência correta.

A NBC TA 200 define as responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria de demonstrações contábeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.
Com relação aos objetivos do auditor e aos requisitos e responsabilidades desse profissional para que os seus objetivos profissionais e os objetivos da auditoria sejam alcançados, com base nos preceitos da NBC TA 200, assinale a alternativa correta.

No estado de Minas Gerais, a prestação de contas de governo, anualmente efetuada pelo prefeito, para fins de emissão de parecer prévio, deve obedecer, dentre outras normas legais, à Instrução Normativa 12/2011 do Tribunal de Contas de Minas Gerais.
Assinale a alternativa que não corresponde a uma prescrição dessa instrução normativa.

Com relação à apresentação das contas anuais dos administradores e demais responsáveis por unidades jurisdicionadas das administrações direta e indireta estadual e municipal, considerando os preceitos da Instrução Normativa 14/2011 do Tribunal de Contas de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta. 

Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre os tipos de risco de auditoria e suas respectivas definições, conforme prescrito pela NBC TA 200:
COLUNA I
1. Risco inerente 2. Risco de controle 3. Risco de detecção 4. Risco de distorção relevante
COLUNA II 
( ) É o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções. Esse risco se relaciona com a natureza, a época e a extensão dos procedimentos que são determinados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável.
( ) Esse risco pode existir em dois níveis: no nível geral da demonstração contábil e no nível da afirmação para classes de transações, saldos contábeis e divulgações. Consiste em dois componentes: risco inerente e risco de controle. Esse risco se relaciona de forma disseminada às demonstrações contábeis como um todo e afeta potencialmente muitas afirmações.
( ) É a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados. É mais alto para algumas afirmações e classes relacionadas de transações, saldos contábeis e divulgações do que para outras.
( ) É o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelos procedimentos de controle interno da entidade destinados a verificar a conformidade dos procedimentos contábeis.
Assinale a sequência correta.

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