Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da IDECAN

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Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da IDECAN

Analise o documento a seguir.

O fragmento anterior refere‐se ao Conteúdo Básico Comum (CBC) de Sociologia do Ensino Médio – Exames Supletivos/2013, que está em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Tendo em vista os tópicos citados, é correto afirmar que

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a inclusão dos temas transversais exige uma tomada de posição diante de problemas fundamentais e urgentes da vida social, o que requer uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de seus conteúdos: valores, procedimentos e concepções a eles relacionados. O papel da escola ao trabalhar temas transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a educação realmente constitua o meio de transformação social. Neste contexto, considere a situação hipotética a seguir: “em uma aula de ciências naturais numa turma de 8º ano do ensino fundamental, inclui-se a comparação entre os principais órgãos e funções do aparelho reprodutor masculino e feminino, relacionando seu amadurecimento às mudanças no corpo e no comportamento de meninos e meninas durante a puberdade e respeitando as diferenças individuais. Considerando a aula, dessa forma, o estudo do corpo humano não se restringe à dimensão biológica, mas coloca esse conhecimento a serviço da compreensão da diferença de gênero e do respeito à diferença”. De acordo com a situação exposta, quais os temas transversais trabalhados na sala de aula?

A respeito das articulações e continuidade da trajetória escolar fixadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de nove anos, analise as afirmativas a seguir.

I. Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os componentes curriculares educação física e arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma.

II. Mesmo quando o sistema de ensino ou a escola, no uso de sua autonomia, fizerem opção pelo regime seriado, será necessário considerar os três anos iniciais do ensino fundamental como um bloco pedagógico passível de interrupção.

III. Nas escolas que optarem por incluir língua estrangeira nos anos iniciais do ensino fundamental, o professor de referência da turma poderá ministrar a aula, sem a necessidade de uma licenciatura específica.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

De acordo com a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a cada etapa da Educação Básica pode corresponder uma ou mais das modalidades de ensino, a saber: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação a Distância. A Educação Profissional Técnica de nível médio é desenvolvida nas seguintes formas, EXCETO:

De acordo com a Resolução do CFC nº 1.128/08, a unidade contábil é classificada em quatro categorias. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Originária: representa o patrimônio das entidades do setor público na condição de pessoas jurídicas.

( ) Descentralizada: representa parcela do patrimônio de Unidade Contábil Originária.

( ) Unificada: representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Originárias.

( ) Consolidada: representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Descentralizadas.

A sequência está correta em

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