Questões sobre Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC

Conforme a Norma Brasileira de Contabilidade aplicada ao setor público (NBC T 16.6) – Demonstrações Contábeis, o balanço patrimonial evidencia qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade pública. Segundo a referida norma, os atos que possam vir a afetar o patrimônio são registrados

Em contabilidade, a depreciação corresponde à perda de valor que determinados bens sofrem por uso, obsolescência ou desgaste natural. Conforme estabelecem as normas brasileiras de contabilidade (NBC TG 27), vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. A esse respeito, assinale a alternativa que indica os métodos admitidos pela referida norma contábil.

Com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade, considere as afirmativas a seguir sobre a escrituração contábil de entidades que têm unidade operacional ou de negócios, quer como filial, agência, sucursal ou assemelhada:

I - A escrituração de todas as unidades deve integrar um único sistema contábil.

II - As contas recíprocas relativas às transações entre matriz e unidades, bem como entre estas, devem ser eliminadas quando da elaboração das demonstrações contábeis da entidade.

III - As despesas que não possam ser atribuídas diretamente às unidades devem ser registradas na matriz e distribuídas para as unidades de acordo com o faturamento obtido por cada unidade no exercício de apuração.

De acordo com a NBC TG 16, que estabelece o tratamento contábil para os estoques, os custos que não são de aquisição e nem de transformação devem ser incluídos nos custos dos estoques somente na medida em que sejam incorridos para colocar os estoques no seu local e na sua condição atuais. Com base nisso, considera-se custo do estoque:

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar, e a utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre as características qualitativas da informação contábil-financeira útil:

I - As características qualitativas de melhoria, quer sejam individualmente ou em grupo, não podem tornar a informação útil se a dita informação for irrelevante ou não for representação fidedigna.

II - A aplicação das características qualitativas de melhoria é um processo iterativo que segue uma ordem preestabelecida, garantindo-se, preferencialmente, a verificabilidade seguida da tempestividade, e finalmente a compreensibilidade seguida da comparabilidade.

III - A informação precisa concomitantemente ser relevante e representar com fidedignidade a realidade reportada para ser útil. Nem a representação fidedigna de fenômeno irrelevante, tampouco a representação não fidedigna de fenômeno relevante auxiliam os usuários a tomarem boas decisões.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis