Questões sobre Ministério da Saúde - MS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ministério da Saúde - MS

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, integra os esforços do Estado brasileiro no sentido de – mediante um conjunto de políticas públicas – propor o respeito, a proteção, a promoção e o provimento dos direitos humanos relativos à saúde e à alimentação. Na nova edição, a PNAN apresenta-se com o propósito de melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, em busca da garantia da sua segurança alimentar e nutricional.

Considerando as diretrizes da PNAN, julgue os itens a seguir.

A PNAN tem por pressupostos os direitos à saúde e à alimentação, mas não apresenta relação com os princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS), tais como os princípios de universalidade, integralidade, equidade, descentralização, regionalização, hierarquização e participação popular.

A política de redução de danos foi iniciada no Brasil com foco nos usuários de substâncias injetáveis, tendo em vista os riscos e danos relacionados à contaminação sanguínea. O trabalho realizado em Porto Alegre foi pioneiro e inaugurou uma era de assistência às pessoas que consomem substâncias psicoativas. Acerca das ações profissionais do(a) assistente social na política de redução de danos, assinale a alternativa correta.

Promover programas de formação específica para os trabalhadores de saúde que atuam na rede de atenção integral a usuários de álcool do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das diretrizes da Política Nacional sobre o Álcool.

O guia para uso de hemocomponentes, do Ministério da Saúde, preconiza a necessidade de se criar um comitê transfusional. Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa para a criação do referido comitê.

Com o objetivo prioritário de garantir o acesso de toda a população a uma atenção à saúde de qualidade, o Ministério da Saúde publicou, em 2011, a Portaria Interministerial nº 2.087, que instituiu o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, que tem como objetivo de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis