Questões sobre Ministério da Educação - MEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ministério da Educação - MEC

Julgue os itens seguintes, que tratam de administração de material, administração de recursos humanos e administração financeira.

Caso, no MEC, a autoridade competente pretenda prover um cargo de direção e assessoramento superior de livre nomeação e exoneração com um servidor do quadro, que trabalha em outro setor desse ministério, ela terá de realizar um recrutamento externo.

O programa Brasil Profissionalizado, vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.

O incremento de matrículas e os indicadores sociais da região, como analfabetismo, escolaridade, desemprego, violência e criminalidade de jovens entre 18 e 29 anos também são analisados.

Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem, relativos à educação profissional e tecnológica.

Constitui objetivo dos institutos federais ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, somente para os concluintes do ensino fundamental.

Acerca dos estudos do currículo e das principais perspectivas para a formação profissional no ensino superior, julgue os itens subsequentes.

Na perspectiva do trabalho na sociedade do conhecimento, é necessário que a formação profissional contemple habilidades e capacidades que permitam ao profissional um papel ativo no processo decisório, de forma criativa, inovadora e dinâmica.

Julgue os itens a seguir, relativos ao Programa de Apoio à Extensão Universitária, de acordo com o edital 1/2009.

O projeto a ser apresentado é caracterizado como um conjunto de ações processuais contínuas e, por isso, o período de execução não precisa ser predeterminado.

No que concerne às políticas sociais brasileiras, julgue os itens de 92 a 100.

O Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (FUNDEB) é repassado aos municípios com base no número de alunos da educação infantil e do ensino médio, e repassado aos estados com base no número de alunos do ensino fundamental e superior.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis