Questões sobre Legislação Aplicada

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Listagem de Questões sobre Legislação Aplicada

A capoeira é uma prática corporal difundida em todo o país e que foi desenvolvida como uma mani-festação cultural dos negros africanos escravizados no Brasil. Segundo os Conteúdos Básicos Co-muns (CBC), a capoeira “destaca a perspectiva interdisciplinar e a necessária articulação com aportes teóricos vinculados à filosofia, à história, à sociologia, à antropologia e à pedagogia”. Assim, essa é uma prática que, ao ser considerada no plano de ensino de Educação Física de uma escola, tem evidente potencial para contribuir com os objetivos do CBC. Foi a partir dessa compreensão que Paula, professora de uma escola estadual em Minas Gerais, propôs o ensino desse conteúdo para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e convidou os professores de História, Geografia, Artes e Português para compartilharem da proposta. Considerando a situação descrita, analise as afirmativas a seguir sobre os encaminhamentos dados à proposta de ensino da capoeira, tendo em vista as orientações metodológicas para o ensino da Educação Física no CBC, e as classifique como corretas (C) e incorretas (I).

( ) No CBC, a capoeira é um tema previsto para ser tratado no eixo temático esporte, já que se trata de uma modalidade esportiva altamente difundida no mundo inteiro, com regras universalizadas, federação internacional, campeonatos mundiais, nacionais e regionais com alto nível de profissionalismo de seus praticantes.

( ) Ao propor que outras disciplinas e professores compartilhassem com ela a proposta de ensino da capoeira, a professora Paula contemplou a ampla dimensão sociocultural desta manifestação, a compreensão de que se trata de um fenômeno com possíveis múltiplos olhares e o enriquecimento do ensino a partir de uma perspectiva interdisciplinar.

( ) Uma das práticas de ensino propostas pelos professores envolvidos foi a realização de uma redação em que cada estudante descreveria suas experiências e impressões pesso-ais com a capoeira até aquele momento. A redação seria reescrita no encerramento da etapa. Além da evidente relação com a disciplina Português, essa ideia levou em conta a orientação metodológica de valorização das experiências prévias dos alunos.

( ) Do ponto de vista metodológico, as discussões teóricas ficaram sob responsabilidade das disciplinas Português, Geografia e História. A dimensão estética e da sensibilidade, com Artes, e a prática da capoeira, com a Educação Física. Dessa maneira, Paula contemplou a orientação metodológica de integração entre teoria e prática do CBC da disciplina que leciona.

Assinale a sequência que classifica corretamente as afirmativas em relação ao ensino da capoeira e suas relações com orientações metodológicas para o ensino da Educação Física no CBC.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece um problema histórico relacionado com o en-sino da Educação Física no Brasil. Trata-se da dificuldade em estabelecer uma progressão no ensino dos temas que compõem o universo de conhecimentos que a disciplina deve ensinar nas escolas, ou seja, a BNCC propõe uma maneira de tratar dessa questão ao longo da trajetória escolar. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa proposta.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Arte, cada uma das quatro linguagens do compo-nente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, que

A Música é a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura. De acordo com a BNCC, a ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela

Na BNCC, as linguagens artísticas das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro, consideradas em suas especificidades, e as experiências e vivências dos sujeitos em sua relação com a Arte não acontecem de forma compartimentada ou estanque. Assim, é importante que o componente curricular Arte leve em conta

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