Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais do ano 2017

Conforme estabelece a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC TP 01, 2015) o planejamento da perícia contábil tem como objetivos:

I. Conhecer o objeto e a finalidade da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide.

II. Identificar potenciais problemas e riscos que possam vir a ocorrer no andamento da perícia.

III. Identificar fatos importantes para a solução da demanda, de forma que passem despercebidos ou não recebam a atenção necessária. IV. Identificar a legislação aplicável ao objeto da perícia.

V. Estabelecer como ocorrerá a divisão das tarefas entre os membros da equipe de trabalho, sempre que o perito necessitar de auxiliares.

VI. Definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos a serem aplicados, em consonância com o objeto da perícia.

VII. Facilitar a execução e a revisão dos trabalhos.

Estão corretas as afirmativas:

Com base na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC TA 200 (R1)) que trata de auditoria independente de demonstrações contábeis, assinale a alternativa incorreta.

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PP 01), de 2015 que versa sobre perícia contábil, analise as afirmativas abaixo e, em seguida assinale a alternativa correta.

I. Perito é o contador, regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma impessoal, devendo ser mero conhecedor, por suas qualidades e experiências, da matéria periciada.

II. Perito oficial é o nomeado pelo juiz, árbitro, autoridade pública ou privada para exercício da perícia contábil.

III. Perito-assistente é o investido na função por lei e pertencente a órgão especial do Estado destinado, exclusivamente, a produzir perícias e que exerce a atividade por profissão.

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). A Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PA 290 (R1)) pondera que a execução de serviços de avaliação para cliente de auditoria pode criar ameaça de autorrevisão. A norma ressalta também que a existência e a importância de qualquer ameaça dependem de fatores como:

( ) Se a avaliação terá efeito relevante sobre as demonstrações contábeis.

( ) A extensão do envolvimento do cliente na determinação e aprovação da metodologia de avaliação e outras questões de julgamento importantes.

( ) A indisponibilidade de metodologias e orientações profissionais estabelecidas.

( ) O grau de dependência em futuros eventos de tal natureza que poderia criar volatilidade inerente significativa nos valores envolvidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PA 290 (R1)), que versa sobre a auditoria independente, estabelece que a prestação de serviços contábeis e de escrituração contábil a um cliente de auditoria, como elaboração de registros contábeis ou demonstrações contábeis, cria ameaça de autorrevisão quando a firma posteriormente audita as demonstrações contábeis. Todavia, o processo de auditoria necessita de diálogo entre a firma e a administração do cliente de auditoria, que pode envolver:

I. A aplicação de normas ou políticas contábeis e requisitos de divulgação de demonstrações contábeis.

II. A adequação do controle e dos métodos financeiros e contábeis usados na determinação dos valores declarados de ativos e passivos.

III. Proposta de ajuste de lançamentos no livro diário. Essas atividades são consideradas como parte normal do processo de auditoria e, geralmente, não criam ameaças à independência.

Estão corretas as afirmativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis