Questões de Legislação de Trânsito

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação de Trânsito

Com relação aos ciclomotores, considere:
I. São veículos de 02 (duas) ou 03 (três) rodas providos de motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda 75 cm3 ou motor de propulsão elétrica com potência máxima de 8 kW (oito quilowatts).
II. A velocidade máxima de fabricação não pode exceder a 50 Km/h (cinquenta quilômetros por hora).
III. A aprendizagem e o “Exame de Direção Veicular” para a obtenção do “Autorização para Condução de Ciclomotor” (ACC) deverão ser realizados em qualquer veículo de duas rodas classificado como ciclomotor, sendo possível a utilização de ciclomotor de propriedade do candidato. IV. O candidato à obtenção da ACC somente poderá prestar “Exame de Prática de Direção Veicular” depois de cumprido o mínimo de 03 (três) horas-aula.
V. A velocidade máxima de fabricação não pode exceder a 65 Km/h (sessenta e cinco quilômetros por hora).
VI. São veículos de 02 (duas) ou 03 (três) rodas providos de motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda 50 cm3 ou motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW (quatro quilowatts).
As sentenças corretas são APENAS:

O local do acidente de trânsito oferece risco para as vítimas, para aqueles que prestam auxílio a elas e para os demais usuários da via, pois existe a possibilidade de novos acidentes (colisões, ou atropelamentos, por exemplo). Para minimizar esses riscos, deve-se sinalizar o local o mais rapidamente possível.
Quanto à sinalização de um acidente de trânsito, está INCORRETO o que consta de:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) prevê uma possibilidade de escolarização destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida (art. 37, caput do referido diploma). Os Sistemas de Ensino, por sua vez, assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
Como Educador de Trânsito, caso seja chamado a ministrar aulas para esse perfil de estudantes, dentro da Educação Básica e da Composição dos Níveis Escolares se trata da Educação 

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Na BNCC, essas temáticas são contempladas em habilidades dos componentes curriculares, fora do conteúdo obrigatório, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada e específica.
Dos assuntos a seguir, NÃO pode ser incorporado neste contexto: 

Numa das aulas ministradas para crianças matriculadas no 4º ano do Ensino Fundamental I, o Educador de Trânsito citou sobre a importância do mobiliário escolar ser compatível com o ambiente, evitando eventuais lesões pelos próprios discentes. Ressaltou a importância do posicionamento das carteiras e cadeiras ser adequado em sala de aula, prevenindo que contatos indesejados resultem em lesões. Embora essa temática não seja afeta a disciplina de “Educação para o Trânsito”, o assunto é interdisciplinar e relevante, já que implica na transmissão de competência acerca de I para a II.
Preenche correta e respectivamente as lacunas I e II: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis