Questões de Jornalismo da IBFC

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Listagem de Questões de Jornalismo da IBFC

“As maiores alterações decorrentes da utilização da nova tecnologia digital irão, necessariamente, afetar as estruturas físicas dos jornais e, em especial, das editorias de fotografia. Além disso, os próprios conceitos e técnicas fotojornalísticas acabam, necessariamente, sofrendo revisões para se adaptarem à nova forma de fotografar.” (FELZ, 2008). A partir dessa análise do pesquisador Jorge Felz sobre as perspectivas do fotojornalismo a partir da internet, analise as afirmativas abaixo.


I. A linguagem fotográfica sofreu alterações a partir do digital. No universo analógico, em um filme de 35mm, as dimensões do negativo são de 24 x 36mm e a relação entre largura e altura é de 1:1,5. Essa é uma proporção áurea do retângulo fotográfico.

II. Em várias câmeras digitais, essa relação é alterada para 3:4. Com isso, o enquadramento passa para uma forma quase quadrada, que representaria a forma geométrica do equilíbrio absoluto. Poucos assuntos se adaptam a esse formato.

III. Essa transformação do formato fotográfico parece ter relação direta com o fato de a imagem digital ter surgido para ser vista na tela de TV e no monitor do computador, já que os primeiros CCDs equipavam câmeras de vídeo.

IV. Em função desse novo formato, os fotógrafos precisam realizar cortes nas imagens para torna-las mais quadradas, além de cuidar para capturar imagens com contrastes fortes e um grande número de linhas.


Estão corretas as afirmativas: 

O Manual de Redação da Folha de S. Paulo (1996), ao descrever o item “classificação das fontes”, revela que o objetivo é “hierarquizar as fontes de informação é fundamental na atividade jornalística. Cabe ao profissional, apoiado em critérios de bom senso, determinar o grau de confiabilidade de suas fontes e que uso fazer das informações que lhe passam. A Folha distingue quatro tipos de fontes. As informações obtidas de cada uma delas exigem procedimentos diferentes antes da preparação do texto final”. Sobre os quatro tipos de fontes definidas pela Folha de S. Paulo, assinale a alternativa incorreta

“As empresas, indústrias e organizações que atuam no mercado atual se depararam, não de hoje, com a nova realidade relacional que as tecnologias de informação trouxeram. Com as tecnologias, a internet e os meios de comunicação, surgiram novos públicos e modificaram o comportamento dos públicos já existentes, tornando-os complexos. A simples divisão dos públicos de uma empresa como interno, misto e externo já não sana as necessidades do novo cenário das organizações (KUNSCH, 2007). A pluralidade de públicos requer uma pluralidade de ações para os alcançarem. E é isso que a comunicação organizacional defende para as empresas que visam alcançar seus públicos de maneira mais eficaz.”. (MORAES, 2016). Com base nessa reflexão sobre o papel da comunicação nas organizações, assinale a alternativa incorreta.

Um relatório divulgado em 2016 pela entidade Pew Research Center revelou que as pessoas estão dispostas a se envolver com conteúdo mais longo (ou seja, notícias com mais de 1.000 palavras) em seus telefones. Os principais dados revelados pelo estudo dão conta de que os usuários gastam cerca de duas vezes mais tempo com histórias longas do que com histórias curtas (123 segundos em comparação com 57), e histórias longas atraem leitores na mesma proporção que histórias mais curtas. Partindo dessa premissa e levando em consideração a história do jornalismo digital, assinale a afirmativa que corresponde ao primeiro exemplo de grande reportagem multimídia interativa bem sucedida na internet em todo o mundo, que se tornou um marco desse tipo de produção.

“A cidade contemporânea, rodeada de tecnologias, vem experimentando diferentes formas de relações sociais entre os seus usuários. As redes sociais digitais possibilitam que os indivíduos interajam com outros usuários da rede, que leiam notícias, opinem, reivindiquem, produzam seu próprio conhecimento, divulguem informações e até mesmo se mobilizem coletivamente. São novas maneiras de compartilhar, usufruir e fazer parte da sociedade em que vivem.” (ARAUJO e VILAÇA, 2016). Tendo como base essas reflexões, assinale a alternativa incorreta sobre a popularização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).

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