Questões de Jornalismo da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo da IBFC

“A entrevista é uma prática situada nos alicerces de praticamente toda a atividade jornalística. É rara a matéria, em qualquer meio jornalístico, que não tenha tido como ponto de partida a consulta a determinada fonte. Ela configura -se como atividade conversacional, que, por sua vez, é a mais cotidiana das práticas comunicacionais humanas. De modo que seu estudo situa -se, assim, na raiz tanto da atividade jornalística como da própria comunicação interpessoal.” (FIRMO, 2004). Entretanto, a maioria das pesquisas e reflexões sobre o fenômeno da entrevista se atêm mais ao aspecto tecnicista, pouco se focando na relação entre entrevistador e entrevistado, ou melhor, em como a existência de um terceiro vértice, o público, faz com que, muitas vezes, repórter e fonte estabeleçam um verdadeiro embate para conquistar esse mesmo público. Levando em consideração essa premissa, leia atentamente as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):


( ) Cabe ao entrevistador definir o assunto, o encaminhamento a ser dado ao diálogo, os rumos da entrevista, as perguntas a serem feitas, os aspectos ressaltados e os que ficarão em segundo plano dentro do tema abordado.

( ) O entrevistador tem liberdade para fazer interrupções na fala do entrevistado (para trazer outras questões e novos elementos à entrevista) e também é ele quem define o caráter da conversação: polêmico ou conciliador.

( ) Cabe à fonte tratar da temática proposta pelo jornalista, dominando o chamado turno conversacional, uma vez que ele é o centro das atenções nessa interação, mesmo sem ter definido a forma como a entrevista será conduzida.

( ) A entrevista tem uma característica muito especial, uma vez que, quando pergunta, não é para si que o entrevistador quer a resposta, nem é a ele que responde o entrevistado. É com o público que a interação se completa.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo .

“Há uma grande resistência, por parte dos acadêmicos, em aprender as regras da estruturação dos programas de TV, sejam eles destinados ao jornalismo ou à produção publicitária. Esse fato torna a primeira parte das disciplinas que se destinam a introduzir as regras e técnicas da criação e produção audiovisual um pouco desinteressantes para os alunos, que desejam iniciar de imediato os trabalhos práticos porque não consideram a elaboração dos roteiros um trabalho prático e interessante.” (ABREU, 2010)

“O formato do script que está na tela dos terminais é uma reprodução da lauda especial para telejornalismo com espaços próprios para todas as informações necessárias que vão ser usadas na exibição de programas: marcações

técnicas e o texto jornalístico.” (PATERNOSTRO, 1999).


Tendo como base os textos acima, sobre a importância do script para a prática telejornalística, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Script é o nome dado à lauda, eletrônica ou de papel, utilizada na produção audiovisual, como o telejornalismo. Na parte superior da página, apresenta uma espécie de cabeçalho, usado para identificar o telejornal, a data e o editor do telejornal.

( ) As laudas do script são divididas horizontalmente em dois blocos, um à esquerda, que destina-se às informações relativas à imagem ou a tudo o que aparecerá no vídeo, e outro, à direita da página, apontando todos os dados referentes ao áudio do material.

( ) A necessidade de organizar e de repassar as informações de maneira idêntica a todos os membros das equipes de jornalistas, produção e técnica torna o script indispensável à produção do telejornal;

( ) A responsabilidade da marcação do script é do editor de imagens. O script não pode conter nenhuma incorreção, como falta de palavras ou ortografia errada, deve ser sempre relido e revisado antes de se considerá-lo pronto.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

“Vivemos uma era (...), onde há uma quantidade enorme de informações que os humanos produzem e não conseguem processar sem a ajuda da computação. Situação mediada por tecnologias e que demanda um contínuo desenvolvimento tecnológico por parte de governos, instituições e empresas privadas. (...) Este termo abrange o crescimento, a disponibilidade e o uso exponencial de informações e leva a questionamentos sobre como pode servir como base para a inovação, a diferenciação e o conhecimento sobre os mais diferentes aspectos da sociedade”. Essa análise, feita pela pesquisadora Mayanna Estevanim (2016), se refere a um termo. Assinale a alternativa correta. 

Levando-se em consideração as características do meio de comunicação rádio, e partindo da hipótese que você é um(a) repórter, encarregado(a) de gravar uma entrevista com uma especialista em saúde pública, pra falar sobre uma pesquisa visando criar uma vacina contra a gripe H1N1, que fará parte de uma reportagem sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta qual a formatação de pergunta que deveria ser feita para a entrevistada, a fim de obter o melhor conteúdo em áudio para editar a reportagem.

“Para as organizações sérias e comprometidas, o instrumento de comunicação é o que permitirá seu reconhecimento perante a sociedade, principalmente neste novo milênio em que o mundo globalizado elevou a informação a um produto de grande valor. Um assessor eficiente facilita a relação entre o seu cliente - empresa, pessoa física, entidades e instituições - e os veículos de comunicação. Cabe a esse profissional orientar seu assessorado sobre o que pode ser notícia, o que interessa aos veículos e à sociedade, o que não interessa e o que deve, ou não, ser divulgado.”. Este trecho do Manual de Assessoria de Comunicação Imprensa 2007, editado pela FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, dá uma ideia da importância do trabalho de assessoria de imprensa para quaisquer tipos de organizações. Sobre as atividades diretamente relacionadas com o trabalho de assessoria de imprensa, assinale a alternativa incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis