Questões de Jornalismo da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo da FEPESE

Analise as afirmativas abaixo a respeito do jornalismo televisivo.
1. As aberturas e encerramentos de matérias editadas são materiais produzidos com o objetivo de serem lidos pelos apresentadores no estúdio. Portanto, são textos cuja finalidade é introduzir o assunto e torná-lo mais simples. Por isso, precisam ser mais subjetivos.
2. As notas simples são materiais produzidos a partir de informações recebidas na redação, provindas de agências nacionais ou internacionais, de press-releases ou de outras fontes, cuja característica é não estarem acompanhadas de imagens.
3. As notas cobertas são informações verbais com a inclusão de imagens. São notícias objetivas, no entanto tem de haver sincronização entre texto verbal e imagem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Leia o texto abaixo:
As transformações vividas pelo Rio de Janeiro na virada do século e, a seguir, o impacto de uma Guerra Mundial e invenção do rádio, vieram abrir espaço para um novo conteúdo jornalístico atual, universal e com significação imediatamente referida a uma massa em formação. A pressa em ficar sabendo o que ocorre em todo o país, no mundo, começa a tomar corpo e cria um universo de leitores até então inexistente. A notícia empurra a opinião de grande parte das páginas de jornal; a necessidade de a cada dia conseguir levantar um novo mar de novidades, via telegrama, vai montar a manifestação-núcleo do jornal-notícia. Internacionalmente formam-se as agências de notícias, o telégrafo encurta as distâncias, o rádio dá informações “em cima da hora”; nas salas de redação uma modificação fundamental: do escritor, figura principal de produção individualizada, chega-se à criação anônima pelo corpo de repórteres. Esta passagem merece destaque especial no jornalismo brasileiro, sobretudo, no Rio de Janeiro, foco principal. O que originou uma pesquisa sobre a origem da reportagem em João do Rio.
MEDINA, Cremilda de Araújo – Notícia, um produto à venda – Ed. Alfa-omega, 1978, São Paulo, p. 61/62
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o texto e com seus conhecimentos.
1. A tecnologia impactou o jornalismo, tornando-o, no século XX, cada vez mais um processo industrial.
2. No processo de industrialização do jornalismo, a opinião vai sendo substituída pela notícia, pela pressa da informação.
3. A figura do escritor ganha cada vez mais importância diante do anonimato do repórter.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre o processo de construção da notícia no telejornalismo.
1. A seleção de notícias em televisão deve satisfazer também as necessidades audiovisuais na informação, além dos critérios de noticiabilidade que norteiam o trabalho jornalístico em outros veículos. E essa é uma importante diferença entre a televisão e os demais veículos de comunicação.
2. O poder da imagem na televisão é tão grande e abrangente que, na maior parte das vezes, dispensa os critérios de noticiabilidade, mais importantes, portanto, no impresso.
3. O processo de filtrar notícias (valor-notícia) na televisão é muito diferente do que aqueles que são empregados em outros veículos. Um exemplo disso foi o 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, quando cada veículo fez a cobertura com critérios de noticiabilidade distintos. Jornalismo televisivo não se importa pelo fato.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Leia o texto abaixo:
“Quando tratamos do papel do telejornalismo, afirmamos que o jornalismo viu nascer, nos últimos tempos, um tipo diferente de profissional. Entretanto, podemos acrescentar que não se trata da aparição de um único tipo, mas sim de duas novas especializações que surgiram com a evolução do jornalismo na televisão.
O primeiro, anteriormente analisado, é o repórter de televisão, profissional que se aperfeiçoou e garantiu lugar na prática do telejornalismo. O segundo, que passamos agora a descrever, é o editor de matéria telejornalística”
SQUIRRA, Sebastião – Aprender Telejornalismo, produção é técnica – ed. Brasiliense, 1993, São Paulo, p. 93
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o texto acima e com seus conhecimentos acerca do jornalismo televisivo.
1. É atribuição do editor de matéria jornalística na televisão a produção de matérias e entrevistas para o telejornal.
2. O editor de matéria jornalística televisiva tem como um dos objetivos de sua rotina a responsabilidade de adequar e de equilibrar as informações contidas na reportagem produzida.
3. O editor de matéria jornalística precisa dominar os recursos do texto eletrônico bem como sincronizá-lo ao visual, à imagem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre o assessor de imprensa.
1. O objetivo do assessor de imprensa é passar imagem positiva do assessorado, por isso pode prescindir de buscar informações ou dados, já que seu trabalho está mais voltado à publicidade do que ao jornalismo.
2. O assessor de imprensa pode, inclusive, ser um auxiliar do jornalismo convencional, na medida que pode municiar com informações o trabalho das redações e, até mesmo, aproximar fontes dos profissionais de imprensa.
3. O assessor de imprensa tem por objeto central transmitir ideia positiva acerca do assessorado, no entanto isso também estará estreitamente vinculado aos limites da ética e das convicções pessoais do assessor.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis