Questões de Jornalismo da FEPESE

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Listagem de Questões de Jornalismo da FEPESE

“O Jornalismo viu nascer, nos últimos tempos, um novo tipo de profissional, um elemento diferente dos demais. Nas entrevistas se tornou comum a presença desse personagem que tem preocupações que o individualizam dos seus companheiros. Além disso, faz perguntas extremamente objetivas e sempre necessita realizar seu trabalho antes dos outros. Muitos profissionais da imprensa escrita acham-no, inclusive, inconveniente e até desrespeitoso, pela maneira agitada e apressada de atuar. Esse novo profissional, o repórter de telejornal, nunca está só, como é o caso da imprensa escrita.”
SQUIRRA, Sebastião – Aprender Telejornalismo, produção é técnica – ed. Brasiliense, 2ª ed. 1993, São Paulo, p.75.
Analise as afirmativas abaixo partindo do texto e dos seus conhecimentos sobre o trabalho prático do repórter de televisão.
1. Na busca pela objetividade, o entrevistador de televisão deve deixar sempre o entrevistado à vontade, sem interrompê-lo, para que ele consiga terminar o raciocínio.
2. Uma das funções do repórter de televisão é a produção de contraplanos (regra dos 180°): o repórter refaz as perguntas ao entrevistado com o objetivo de auxiliar a edição.
3. Umas das funções práticas do repórter de televisão é deixar o microfone com o entrevistado, com o objetivo de deixá-lo ainda mais à vontade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre o assessor de imprensa.
1. O trabalho de um assessor de imprensa e de um jornalista em veículo tradicional de comunicação não possui distinções.
2. O objetivo central do assessor de imprensa é passar imagem positiva do assessorado; por isso, no mais das vezes, esse trabalho é confundido com publicidade e não jornalismo. Essa é uma crítica comum feita aos assessores.
3. O assessor de imprensa, muitas vezes, estará no lado oposto ao jornalista dos veículos tradicionais de informação, dada a natureza de seu trabalho na busca de imagem positiva do assessorado.
4. O assessor de imprensa, muitas vezes, abastece as redações dos veículos convencionais com informações importantes. Logo, o assessor também poderá auxiliar a produção de informação de qualidade.
5. Há má-vontade entre os jornalistas de veículos tradicionais em relação à natureza do trabalho do assessor de imprensa. É comum se pensar que somente se faz jornalismo dentro de redações.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre as comparações entre o podcast e o rádio.
1. Podcast emprega áudio, a exemplo do rádio, mas se diferencia porque não tem grade de programação fixa como ocorre com o veículo rádio.
2. O podcast atende ao consumo por demanda. Além disso, um programa pode durar até 4h. O rádio tem programação linear.
3. Tanto o rádio quanto o podcast trabalham apenas com programação ao vivo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo em relação à comunicação institucional, conceitos e funções.
1. O alvo da comunicação institucional é o público externo e interno. Ela busca mostrar uma boa imagem da organização e a interação com esse público.
2. A comunicação institucional é composta por vários agentes da comunicação: relações públicas, jornalistas, publicitários, profissionais de marketing.
3. Uma das finalidades da comunicação institucional é criar um ambiente interno produtivo e saudável.
4. A comunicação institucional é montada, organizada e instrumentalizada, exclusivamente, pelo assessor de imprensa.
5. A comunicação institucional tem por objetivos informar o público sobre a filosofia, os processos, interesses e compromissos da organização.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Os erros jornalísticos são mais comuns do que se pensa.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. As barrigas são informações deliberadamente produzidas para confundir o público, ou seja, para desinformar.
2. A figura do ombudsman tem por objetivo central fazer análise crítica do conteúdo do veículo. É o veículo criticando o próprio veículo.
3. Para coibir os erros de informação, o veículo deve punir o repórter. Somente dessa forma poderão diminuir as imprecisões ou falhas na apuração: a responsabilidade é fundamental.
4. Uma maneira de criar uma cultura de qualidade dentro do veículo é abrir seções de comentários de leitores e seção de ERRAMOS. Dessa forma, forma-se conteúdo crítico que poderá ter repercussão na melhora da qualidade da apuração.
5. A transparência é importante para a credibilidade do veículo. Por isso, a discussão sobre os erros na apuração não deve ser apenas interna.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

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