Questões de Jornalismo do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo do ano 2022

Se, antes das mídias sociais, a divulgação científica seguia interesses dos veículos de comunicação de massa, atualmente as produções sobre o tema ultrapassam os modelos instaurados por esses canais.

Oliveira, T. Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da

comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital.

Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 3, 2018.


Com base na afirmação de Oliveira, pode-se fazer a seguinte inferência acerca da divulgação científica: 

Art. 19 ? (...) o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.

Lei Federal nº 12.965, de 23 de abril de 2014. planalto.gov.br.


O artigo citado está contido na seção III da lei e se refere aos fatores que condicionam a responsabilização de provedores de aplicações de internet, em função de conteúdos gerados por terceiros em suas plataformas.

Com base no texto, observa-se que tal norma tem por objetivo imputar a esses provedores a seguinte obrigação:

A influência por parte da mídia depende, efetivamente, do grau de exposição a que o receptor esteja exposto, mas, mais que isso, do tipo de mídia, do grau de relevância e interesse que este receptor venha emprestar ao tema, a saliência que ele lhe reconhecer, sua necessidade de orientação ou sua falta de informação, ou, ainda, seu grau de incerteza, além dos diferentes níveis de comunicação interpessoal que desenvolver.

HOHLFELDT, A. Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação. 

In: HOHLFELDT, A.; MARTINO, L.; FRANÇA, V. V. (Orgs.).

Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2008.


Em relação ao papel da cobertura noticiosa da mídia, o trecho acima dialoga com a hipótese teórica nomeada de:

Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada.

São Paulo: Summus, 2003. 


A projeção da imagem corporativa de uma organização, traduzindo sua missão, visão, valores, filosofias e políticas, é atribuição da seguinte área da comunicação integrada:

#Questão 1023443 - Jornalismo, Teorias da Comunicação, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Relações Públicas

Analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta.


I. A hipótese da agenda setting admite que os meios de comunicação de massa podem modificar a compreensão das pessoas sobre parte da realidade social. Nesse sentido, a imprensa pode definir sobre quais temas as pessoas devem pensar.

II. A teoria hipodérmica sustenta uma conexão direta entre a exposição às mensagens e o comportamento. Tal entendimento supõe que uma pessoa atingida pela propaganda pode ser controlada, manipulada, induzida a agir.

III. De acordo com a Escola de Palo Alto, todo o comportamento humano tem valor comunicativo. O que significa que, em situações relacionais, é impossível não comunicar.

IV. A abordagem dos Estudos Culturais prevê que a cultura atravessa todas as práticas sociais e constitui a soma de suas inter-relações. Ela se diferencia das análises econômicas sobre os meios de comunicação de massa e da produção cultural. Os Estudos Culturais estudam as estruturas e os processos por meio dos quais as instituições das comunicações de massa sustentam e reproduzem a estabilidade social e cultural.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis