Questões de Jornalismo do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo do ano 2022

#Questão 1022907 - Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Comunicação e Ouvidoria

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada sobre assessoria de imprensa e assuntos correlatos, como release, press kit, organização de entrevistas coletivas e clipping. 


Determinado órgão público que planeja fazer o lançamento de um programa de benefício social, para divulgar o evento, preparou uma recepção para jornalistas dos principais veículos de comunicação com os quais se relaciona. Durante o evento, os jornalistas foram convidados a fotografar as autoridades para a publicação do press kit do programa. Nessa situação, a assessoria de comunicação do órgão está correta em caracterizar essa ação como press kit. 

#Questão 1022908 - Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Comunicação e Ouvidoria

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada sobre assessoria de imprensa e assuntos correlatos, como release, press kit, organização de entrevistas coletivas e clipping. 


A empresa de consultoria Reações Com Públicos foi contratada por um órgão público federal para executar o trabalho de envio de sugestões de pautas aos principais veículos de comunicação do país. Essas sugestões de pauta são compostas por textos informando sobre ações realizadas pelo órgão em benefício da comunidade. Nessa situação, o trabalho desempenhado pelas Reações Com Públicos é uma ação de relacionamento com a imprensa e as sugestões de pautas encaminhadas são releases. 

As mídias sociais representam uma verdadeira revolução na comunicação das organizações com seus públicos. Sobre essas mudanças e seus impactos, analise as assertivas a seguir:
I. Pela maior acessibilidade e amplitude de alcance na oferta de seus produtos e serviços, as empresas acabam aumentando o preço ao cliente.
II. Na era das mídias sociais, o relacionamento com os públicos é muito mais intenso, portanto, transparência e autenticidade reforçam a imagem e a reputação da organização.
III. Dentro e fora das redes sociais, o comportamento dos públicos em relação à organização impacta nos negócios, bem como os funcionários podem atuar como representantes da marca.
Quais estão corretas?

Entende-se por ____________ a plataforma tecnológica que sustenta as mídias sociais, incluindo blogs, wikis, sites de compartilhamento de fotos e vídeos, listas de favoritos e redes sociais. Dessa forma, empresas, governos e pessoas estão conectados através de uma ________________, em que se cria valor e se gera conteúdos em escala global. É um contexto que enfatiza a troca de informações, reforça a participação e a colaboração dos usuários, no qual as organizações e suas estratégias de comunicação devem se voltar para o ____________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

 Sobre a cultura digital ou a cibercultura, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(  ) O uso e a multiplicação de novas tecnologias, com um público mais segmentado, exigente e individualizado, é o que se denomina cultura de massa.
(  ) O ciberespaço compreende toda a interconexão da rede mundial de computadores, bem como o universo de informação que nela está abrigado e as pessoas que navegam neste mundo que é a internet.
(  ) A cultura no ciberespaço propõe ser mais universal, humana e dinâmica, do que totalizável e fechada.
(  ) Os três princípios básicos que contemplam a cibercultura são a conexão, as comunidades materiais e a inteligência individual.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis