Questões de Jornalismo do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo do ano 2022

Alguns termos, usualmente em inglês, fazem parte do dia-a-dia do assessor de comunicação. Escolha as palavras que mais se relacionem com os termos abaixo.


1- Clipping

2- Press Kit

3- Follow-up

4- Media Training


( ) Apresentação

( ) Acompanhamento

( ) Treinamento

( ) Monitoramento


Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada4- Media Training

Um dos mais importantes teóricos da comunicação foi Herbert Marshall McLuhan (1911-1980). Assinale V ou F nas afirmações sobre ele:


( ) Foi o precursor dos estudos sobre o impacto da tecnologia na sociedade através da comunicação massificada.

( ) Pertenceu a corrente funcionalista juntamente com o sociólogo austríaco Paul Lazarsfeld e o cientista político Harold Laswell.

( ) Criou o termo “aldeia global”, lançado em 1960 que indica a interligação do mundo por meio das novas tecnologias.

( ) Criou a teoria hipodérmica (“Bala Mágica”).

( ) Classificou os meios de comunicação como “quentes” e “frios”.

( ) Foi o criador, juntamente com os filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer, do termo “Indústria Cultural”.


Assinale a opção que mostra a sequência correta, de cima para baixo

É muito comum confundir assessoria de imprensa com assessoria de comunicação, mas existem diferenças. Assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada uma das questões e, posteriormente, assinale a opção correta:


( ) As duas assessorias estão voltadas para o gerenciamento e o cuidado da imagem dos assessorados – sejam eles um produto, uma pessoa ou empresa.

( ) A assessoria de comunicação tem como foco a divulgação e o monitoramento da empresa ou produto na imprensa.

( ) A assessoria de imprensa atua no desenvolvimento da comunicação entre colaboradores, clientes e mercado.

( ) A produção de press-releases, sugestões de pautas, marcações de entrevistas e inserções na mídia, visando a aproximação da marca com a opinião pública por meio da mídia é responsabilidade de assessoria de comunicação.

( ) A assessoria de comunicação enxerga o negócio em 360 graus, visando ações de marketing internas e externas, além de estratégias de comunicação com os diversos stakeholders com os quais a marca precisa conversar.

( ) No universo digital é possível um profissional atuar como assessor de comunicação e de imprensa na produção de conteúdo para blog, táticas de e-mail marketing, parcerias com influenciadores, monitoramento de mídias sociais, além de ranqueamento do site dos clientes.


Assinale a opção que contempla a sequência correta, de cima para baixo

Com relação à comunicação (teorias e diferentes áreas), julgue o item.


Segundo a espiral do silêncio, a opinião pública se forma a partir do processo de interação entre as atitudes individuais e as crenças individuais sobre a opinião da maioria.

Com relação à comunicação (teorias e diferentes áreas), julgue o item.


O conceito de aldeia global, proposto por McLuhan, foi inspirado nas primeiras transmissões de Internet feitas por militares norte-americanos, vislumbrando, com isso, o potencial da tecnologia para, em um só ambiente, articular a comunicação em todo o mundo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis