Questões de Jornalismo do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo do ano 2022

A construção de um roteiro deve obedecer a um conjunto de eventos que nos levam a um produto final. Entre os elementos fundamentais do roteiro, no Ethos, tem-se:

Os setores editoriais tradicionais – jornais, revistas e livros – estão adaptando seus estilos operacionais às realidades da internet, e enfrentando a concorrência de um número cada vez maior de provedores eletrônicos de informação. O novo jornalismo que está em formação, com o uso da internet, evidencia traços distintos. Assinale a alternativa que se refere à característica do Web jornalismo descrita abaixo:
Por exemplo, em um jogo de tênis ou de futebol, é comum a disponibilização das informações em tempo real. Tem-se acesso a cada lance do jogo. Ou como acontece em coberturas do carnaval de Salvador, quando se pode acompanhar, em tempo real, a passagem dos blocos, os intervalos entre eles e o que acontece durante cada noite.

Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I. A narrativa jornalística, por mais que se pretenda isenta e imparcial, é também fortemente determinada por um fundo ético ou moral. Os jornalistas só destacam certos fatos da realidade como notícia porque esses fatos transgridem algum preceito ético ou moral, alguma lei, algum consenso cultural. A notícia representa sempre uma ruptura ou transgressão em relação a algum significado estável. Cabe ao analista identificar, interpretar e elucidar esse significado simbólico
II. A análise da narrativa jornalística deve observar particularmente o contrato cognitivo implícito entre jornalistas e audiência em seu contexto operacional. Esse contrato segue as máximas da objetividade, da co-construção da verdade dos fatos: o objetivo é co-construir a verdade, a “realidade objetiva”.
III. O discurso narrativo objetivo distingue-se pela presença (implícita ou explícita) do narrador, de um sujeito que narra. A narração como dispositivo argumentativo é evidente. O discurso subjetivo (a ficção) do jornalismo, ao contrário, define-se pelo distanciamento do narrador. Ele narra como se a verdade estivesse lá fora, nos objetos mesmos, independentemente da intervenção do narrador: dissimula sua fala como se ninguém estivesse por trás da narração.

A palavra tabloide ao se referir a tamanhos de jornal, vem do estilo de jornalismo conhecido como 'jornalismo de tabloide' que compactava histórias em formas curtas, fáceis de ler e geralmente exageradas. O termo tabloide designa um formato de jornal que surgiu em meados do século XX, no qual cada página mede aproximadamente:

As notícias se apresentam como registros objetivos da realidade e, nesse sentido, valem-se de recursos narrativos destinados a organizar a informação de uma maneira clara e efetiva. Um dos principais recursos utilizados neste processo é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis