Questões de Jornalismo do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo do ano 2022

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação às características do veículo rádio. ( ) O rádio cria intimidade com o ouvinte.
( ) O rádio tem alto custo tanto na transmissão como na captação. ( ) O veículo rádio busca linguagem próxima ao ouvinte, oralidade. ( ) O rádio tem grande penetração: chega a muitos lugares do país. ( ) A linguagem empregada deve ser concisa, simples e repetitiva.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

Analise as afirmativas abaixo a respeito do jornalismo televisivo.
1. As notas cobertas são informações verbais com a inclusão sincronizada de imagens.
2. As notas simples são informações recebidas na redação, decorrentes das agências de notícias ou dos press-releases, sem imagens, apenas com a atuação do repórter.
3. Aberturas e encerramentos são textos produzidos para serem lidos pelos apresentadores do telejornal. Dessa maneira, terão utilidade de deixar o conteúdo jornalístico mais compreensível, simples e objetivo.
4. Um dos aspectos importantes nas entrevistas televisivas é saber quando interromper o entrevistado, a fim de possibilitar maior dinamicidade e objetividade ao material produzido.
5. Jamais as matérias produzidas poderão prescindir da imagem do entrevistado ou do fato: televisão é imagem.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

“O Jornalismo viu nascer, nos últimos tempos, um novo tipo de profissional, um elemento diferente dos demais. Nas entrevistas se tornou comum a presença desse personagem que tem preocupações que o individualizam dos seus companheiros. Além disso, faz perguntas extremamente objetivas e sempre necessita realizar seu trabalho antes dos outros. Muitos profissionais da imprensa escrita acham-no, inclusive, inconveniente e até desrespeitoso, pela maneira agitada e apressada de atuar. Esse novo profissional, o repórter de telejornal, nunca está só, como é o caso da imprensa escrita.”
SQUIRRA, Sebastião – Aprender Telejornalismo, produção é técnica – ed. Brasiliense, 2ª ed. 1993, São Paulo, p.75.
Analise as afirmativas abaixo partindo do texto e dos seus conhecimentos sobre o trabalho prático do repórter de televisão.
1. Na busca pela objetividade, o entrevistador de televisão deve deixar sempre o entrevistado à vontade, sem interrompê-lo, para que ele consiga terminar o raciocínio.
2. Uma das funções do repórter de televisão é a produção de contraplanos (regra dos 180°): o repórter refaz as perguntas ao entrevistado com o objetivo de auxiliar a edição.
3. Umas das funções práticas do repórter de televisão é deixar o microfone com o entrevistado, com o objetivo de deixá-lo ainda mais à vontade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Leia o texto abaixo:
A confirmação da morte de Tim Lopes, repórter da Rede Globo, abre uma temporada de luto e de reflexão. Tim estava desaparecido desde o dia 2. Sumiu na Vila Cruzeiro, Penha, onde pretendia realizar uma reportagem sobre um baile funk no qual, suspeita-se, haveria consumo de drogas e espetáculos de sexo explícito com a participação de adolescentes. Tim usava câmeras ocultas em seus trabalhos. Fazia apurações sensacionais, mas estava longe disso que todos aprendemos infelizmente a conhecer como sensacionalismo. (…)
Além do luto, está aberto o desafio da reflexão para os jornalistas. Essa reflexão diz respeito aos métodos aceitáveis na captação de informações e também às relações entre as atribuições do repórter e as atribuições da polícia. Tim Lopes encarnou uma espécie de fronteira entre esses dois territórios, o do jornalista e o do policial, e se valia de expedientes às vezes mais adequados a uma investigação de delegacia que a uma apuração de reportagem clássica. A começar pelo emprego da câmera oculta.
Eugênio Bucci – Jornal do Brasil - 11-06-2002
Com base no texto acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta.

Analise as afirmativas abaixo sobre o assessor de imprensa.
1. O trabalho de um assessor de imprensa e de um jornalista em veículo tradicional de comunicação não possui distinções.
2. O objetivo central do assessor de imprensa é passar imagem positiva do assessorado; por isso, no mais das vezes, esse trabalho é confundido com publicidade e não jornalismo. Essa é uma crítica comum feita aos assessores.
3. O assessor de imprensa, muitas vezes, estará no lado oposto ao jornalista dos veículos tradicionais de informação, dada a natureza de seu trabalho na busca de imagem positiva do assessorado.
4. O assessor de imprensa, muitas vezes, abastece as redações dos veículos convencionais com informações importantes. Logo, o assessor também poderá auxiliar a produção de informação de qualidade.
5. Há má-vontade entre os jornalistas de veículos tradicionais em relação à natureza do trabalho do assessor de imprensa. É comum se pensar que somente se faz jornalismo dentro de redações.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis