Questões de Jornalismo do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo do ano 2022

A hipótese da agenda setting foi uma das linhas de estudos teóricos da comunicação mais debatida pelos acadêmicos nos anos 1970, advinda da escola norte-americana e que ganhou destaque, naquela ocasião, por conta do escândalo Watergate que levaria a renúncia do então presidente Richard Nixon.
A agenda setting, um tanto eclipsada por novos estudos da comunicação posteriores, volta à evidência na contemporaneidade. Seu retorno é na tentativa de explicar os novos processos comunicacionais, mas há uma diferença fundamental quando do seu surgimento.
Assinale a afirmativa abaixo que mostra a diferença da origem conceitual da agenda setting para a sua abordagem atual.

A partir da metade do Séc. XX, com a ampliação da abrangência dos meios de comunicação de massa, a popularização da informática e o advento da internet fora dos ambientes estatais, houve uma radical mudança na base da comunicação integrada das organizações. Pinheiro & Gullo (2008), quando tratam sobre Comunicação Integrada de Marketing (CIM) nesses novos tempos, propõem as cinco estratégias descritas nas opções das respostas. No entanto, por ser uma obra anterior ao boom das novas redes sociais eletrônicas, uma dessas estratégias já não deve ser aplicada, dado as características desses novos meios de comunicação.
Portanto, leia as estratégi.as abaixo e assinale aquela que NÃO se encaixa mais como aplicável, após a necessidade de se colocar o contexto das redes sociais digitais no ambiente de comunicação integrada. 

O jornalismo cultural foi reconfigurado após a ascensão da internet. Se antes, as fontes de informação eram os próprios artistas, ou staff dele, e seu espaço era praticamente restrito aos seus ambientes clássicos de exposição (atores/teatro/TV; artistas plásticos/galerias; cantores/rádio/disco), agora há diversos aspectos que necessitam da atenção da produção jornalística.
Leia esses possíveis aspectos:
I – novos intermediários culturais. II – ascensão da figura do curador. III – museus como espaços tradicionais. IV – função aceleradora das mídias.
Assinale a opção com as afirmativas corretas.

Antes da Internet, um jargão/clichê que ilustrava a diferença entre os principais veículos de comunicação de massa, dizia que “o rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica”. A internet, ao trazer a novidade do webjornalismo, parece alterar essa lógica.
Leia as afirmações abaixo.
I – O webjornalismo incorpora as características dos veículos que o precedem, como vídeo, áudio e escrita,
MAS
II – não cria uma linguagem própria, uma vez que dá continuidade às características dos veículos que lhe inspiram.

Assinale a opção correta.

Analise as afirmativas abaixo acerca do jornalismo investigativo.
1. No Brasil, uma das ferramentas disponíveis ao jornalista investigativo é a Lei de Acesso à Informação (LAI).
2. A premissa para ser jornalismo investigativo é ter investigação e aprofundamento. Sem isso, não poderá ter esta classificação.
3. Os casos que envolvem vazamentos de documentos e registros confidenciais, mesmo que não empreguem investigação do jornalista, devem ser considerados jornalismo investigativo.
4. Produz reportagens aprofundadas relacionadas a empresas privadas ou a agentes públicos. Se diferencia do jornalismo convencional na medida que exige mais profundidade na apuração.
5. Um exemplo histórico de jornalismo investigativo é o caso Watergate, no qual dois jornalistas do Washington Post fizeram uma série de investigações a respeito das ações do presidente Nixon e de seu comitê de campanha para reeleição.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis