Questões de História da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da FUNDATEC

#Questão 883003 - História, História Geral, FUNDATEC, 2020, Prefeitura de Santiago do Sul - SC, Provas: Assistente Social Contador Enfermeiro Engenheiro Civil

Novembro de 2019 marca a passagem dos 30 anos da queda do Muro de Berlim, que durante 28 anos separou a histórica capital germânica em duas até a reunificação da Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha) e da Alemanha Oriental (República Democrática Alemã) em um só país. O muro ficou conhecido como:

Quando o território da América foi invadido pela primeira vez pelos espanhóis, era densamente povoado. No entanto, a distribuição da população era desigual, pois a maior parte dos habitantes se concentrava na Mesoamérica e nos Andes centrais. Nesses locais as sociedades americanas nativas haviam atingido altos níveis de organização econômica, social, política e cultural. Uma das muitas consequências do encontro entre invasores e invadidos foi o declínio da população nativa. A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta.

O imperador D. Pedro I deu clara demonstração de seu poder e dos burocratas e comerciantes (em sua maioria portugueses) que faziam parte de seu círculo íntimo ao dissolver a constituinte e outorgar a Constituição de 1824. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

Em 1915, _________________, um meteorologista alemão que estava se recuperando de ferimentos sofridos na Primeira Guerra Mundial, escreveu um livro sobre a fragmentação e _________________. Nele, apresentou as similaridades marcantes entre as rochas, as estruturas geológicas e os fósseis dos lados opostos do Atlântico. Nos anos seguintes, ele postulou uma teoria de um _____________, que denominou de __________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A respeito das revoluções que ocorreram na Rússia entre 1917 e 1921, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As revoluções ocorreram numa sociedade condicionada por um império multissecular, opressor, violento, e pela violência exercida contra sua própria gente – os russos. As nações não russas estavam submetidas à dupla dominação da Rússia e de suas elites. A liberdade de expressão era mínima (ou não existente) e não existiam instituições democráticas ou de qualquer natureza que pudessem oferecer um contraste ou oposição à autocracia. ( ) Tratava-se de uma sociedade agrária marcada por um nível de produtividade geral muito baixo, se comparado com o das demais nações europeias, e pela existência de amplas maiorias iletradas ou subletradas. ( ) A Primeira Guerra Mundial desagregou o sistema de três séculos, que foi derrubado por uma segunda revolução em fevereiro de 1917. Ao cair a autocracia, numa sociedade sem instituições intermediárias, irrompeu um processo de múltiplos poderes. As demandas sociais historicamente represadas e radicalizadas pelos anos de guerra despontaram com vigor, assustando as elites locais e até revolucionários experientes. ( ) Movimentos sociais convergiram objetivamente em luta por seus interesses: camponeses, soldados, operários e nações não russas foram os quatro vetores de um processo explosivo. Reclamavam terra, paz, pão e independência nacional. A revolução de outubro de 1917, liderada pelos bolcheviques, assumiu essas reivindicações e a elas conferiu consagração jurídica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis