Questões de História da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da Banca não informada

Gandhi, um dos grandes nomes do século XX, mobilizou a população indiana contra o poder e a dominação ingleses; para isso pregou o:

"Nas diretrizes que enviou a uma Assembléia de deputados em 1767, Catarina copiou em grande parte O Espírito das Leis de Montesquieu. A intervenção do Estado, presidida por Catarina, produziu, por outro lado, grandes transformações no país, produzindo, por exemplo, a edificação de um grande parque industrial de minas e metalurgia de ferro e cobre na imensa região dos montes Urais".

(O Iluminismo e os reis filósofos)

No século XVIII, houve governos que seguiram uma política baseada no Iluminismo. Essa forma de governo ficou conhecida como:

"Conquistada a independência, outros desafios apresentavam-se ao novo país – conduzir a transição de colônia para a de nação, definir o regime de governo, organizar o Estado. Descartada a solução republicana, segundo o modelo norte-americano, restava o figurino inglês de uma monarquia constitucional. Mas as dificuldades para implantá-lo eram muitas, a começar pelas inclinações absolutistas do imperador".

(Francisco Teixeira - Brasil, História e Sociedade)

O texto refere-se às "inclinações absolutistas do imperador" D. Pedro I, que claramente se expressa no(a):

O abolicionista Joaquim Nabuco escreveu:

"[...] Depois que os últimos escravos houverem sido arrancados ao poder sinistro que representa para o negro a maldição da cor, será ainda preciso desbastar, por meio de uma educação viril e séria, a lenta estratificação de trezentos anos de cativeiro, isto é, de despotismo, superstição e ignorância".

No texto acima, Nabuco demonstra o(a):

"O Tratado de Versalhes nem liquidou, nem abrandou a Alemanha. Uma vez que continha uma cláusula denunciando a culpa do país como um agressor, dava a todos os alemães patriotas um grande motivo de queixa [...]. A Alemanha, embora desarmada pelo tratado, ainda possuía a economia mais poderosa da Europa. Dentro de vinte anos, ela estaria pronta para mais uma vez tentar exigir do mundo o devido respeito".

(O mundo em armas. História em Revista)

O texto acima se reporta à:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis