Questões sobre História Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História Geral

Assinale a alternativa correta sobre as Revoluções Inglesas do século XVII.

Como todos os historiadores, Fernão Lopes não é inocente, toma partido, mas sem comprometer a verdade a esse partido. O seu partido é o da cidade de Lisboa, é o da arraia-miúda, o dos ventres ao sol, o do bom Portugal e, também, o de João, o Mestre de Avis, chefe eleito.

(António Coelho)

Assinale a alternativa correta sobre a Revolução de Avis, que mobilizou a massa portuguesa em 1383, segundo o cronista Fernão Lopes.

O lento processo de deterioração da comunidade primitiva, derivado do crescimento das forças produtivas (...) engendrou, em sociedades muito diversas, um sistema de produção designado como asiático, hidráulico, tributário, de despotismo oriental ou ainda servidão coletiva. Nenhuma dessas denominações é, contudo, satisfatória.

(Aquino et alii)

Assinale a alternativa errada sobre as culturas pré-colombianas.

Como objeto de diferentes leituras, os textos luteranos produziram outras tantas significações: um novo ideal ético-religioso para alguns, uma clara indicação para outros, dos caminhos que mais convinham, por exemplo, às burguesias urbanas ou, em outra ordem de idéias, aos senhores e príncipes alemães.

(Falcon)

Assinale a alternativa correta.

Os fascistas eram os revolucionários da contra-revolução: em sua retórica, em seu apelo aos que consideravam vítimas da sociedade, e até mesmo em sua deliberada adaptação dos símbolos e nomes dos revolucionários sociais, tão óbvia no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores de Hitler, com sua bandeira vermelha (modificada) e sua imediata instituição do Primeiro de Maio dos comunistas como feriado oficial em 1933.

(Hobsbawn)

Assinale a alternativa correta sobre o fascismo, o nazismo e o neonazismo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis