Questões sobre História Geral

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Listagem de Questões sobre História Geral

#Questão 520593 - História, História Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, PM/ES, Policial Militar PM / Soldado

       Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.

O fim da Guerra Fria entre norte-americanos e soviéticos livrou o mundo dos riscos de novos conflitos e de ações terroristas.

Os dois textos a seguir traduzem formas diferentes de compreender a arte e os modos de sua composição em dois momentos históricos distintos.

A Composição das imagens religiosas não é deixada à inspiração dos artistas: ela depende dos principais postos pela Igreja Católica e da tradição religiosa. Só a Arte pertence ao pintor, e a composição aos padres. (Regra estabelecida no Segundo Concílio de Nicéia. Apud. FREITAS,G. de 900 textos e Documentos de História. Lisboa: Plátano, 1975, p. 121

Nós pintores, queremos, pelos movimentos do corpo, mostrar, os movimentos da alma [...] Convém, portanto que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da Natureza, para imitar, por mais difícil que seja, os múltiplos movimentos da alma. (ALBERT, Leon Batista. Tratado Della Pittura, apud TENENTI, A. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973, p.48.) Assinale a alternativa que aponta dois momentos em que ocorrem as formas de compreender e compor a arte, referenciadas pelos textos.

Durante a Revolução Francesa, a Assembléia nacional redigiu uma Constituição cujo preâmbulo declarava: �[a Constituição] abole irrevogavelmente as instituições que feriam a liberdade e a igualdade de direitos. Deixa de existir quer nobreza, [...], ou distinções hereditárias, ou distinções de ordens, ou regime feudal, ou justiça privada, ou quaisquer dos títulos, denominações ou prerrogativas daí derivados, ou qualquer cavalaria, ou quaisquer corporações ou condecorações para as quais exigiam provas de nobreza, ou que implicavam distinções de nascimento, ou qualquer outra superioridade [...] Deixam de existir, para qualquer parte da nação e para qualquer indivíduo, qualquer privilégio ou exceção em relação à lei comum de todos os franceses. Deixam de existir guildas, ou corporações de profissões, artes e ofícios.� (DOTLE, William. O Antigo Regime. São Paulo, Ática, 1991)

Assinale a alternativa que faz afirmações incorretas sobre o texto transcrito.

Na realidade, a técnica contemporânea não é neutra, mas absolutamente capitalista (...) Por essa razão, durante todo o tempo em que essa técnica prevalecer, será impossível falar de autogestão. A autogestão de uma linha de montagem pelos seus operários é um gracejo sinistro. Para que haja autogestão, é preciso acabar com a linha de montagem. Não estou dizendo que é necessário destruir, da noite para o dia, todas as fábricas existentes. Mas uma revolução que não abordasse imediatamente a questão da substituição consciente da técnica, para modificá-la e permitir aos homens como indivíduos, como grupos, como coletividades de trabalho, alcançarem o domínio do processo produtivo, uma tal revolução marcharia para a morte em prazo bem curto. Pois pessoas que trabalham em uma linha de montagem seis dias por semana não podem desfrutar, como pretendia Lênin, de domingos de liberdade soviética. (CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do labirinto. Paz e Terra, 1987, vol.2 )

Considere as seguintes afirmações:

I. De acordo com o texto não existe nenhuma incompatibilidade entre a técnica capitalista de produção e um projeto �autogestionário� de sociedade.

II. Segundo o texto, para existir uma sociedade em que os próprios trabalhadores controlem o processo produtivo, é suficiente abolir a propriedade privada dos meios de produção.

III. De acordo com o texto, para que seja possível a autogestão de uma fábrica, seria necessário revolucionar todo o processo produtivo.

Segundo a crença dos cristãos de Bizâncio, os ícones (imagens pintadas ou esculpidas de Cristo, da Virgem e dos Santos) constituíam a "revelação da eternidade no tempo, a comprovação da própria encarnação, a lembrança de que Deus tinha se revelado ao homem e por isso era possível representá-Lo de forma visível" (Franco Jr., H. e Andrade F°, R. O. O IMPÉRIO BIZANTINO. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 27).

Apesar da extrema difusão da adoração dos ícones no Império Bizantino, o imperador Leão III, em 726, condenou tal prática por idolatria, desencadeando assim a chamada "crise iconoclasta". Dentre os fatores que motivaram a ação de Leão III, podemos citar o (a):

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