Questões sobre História Geral

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Listagem de Questões sobre História Geral

    De acordo com Thompson (1992), “A história oral é um método de investigação do passado que tem como natureza a criação, a cooperação, o diálogo e o debate. Ela estimula o trabalho coletivo, fomenta e estreita as relações entre as pessoas de uma comunidade”. A história oral é um método capaz de trazer para a realidade, ou melhor, para o presente, uma dimensão viva dos acontecimentos do passado, possibilitando que o historiador perceba a importância de novos documentos além dos escritos.

Carlos José de Farias Pontes. O uso da história oral no ensino de História:
uma experiência no Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (UFAC).
In: Anais do XIII EncontroNacional de História Oral, 2016 (com adaptações). 


Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito da memória, da oralidade e do cotidiano no ensino da história. 

Nas concepções críticas da história oral, considera-se que o problema do ensino de história não reside na forma, mas no conteúdo excludente, pois a história oral limita o acesso do estudante a uma única perspectiva historiográfica. 

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito da memória, da oralidade e do cotidiano no ensino da história. 

A história oral demonstra, sobretudo, que os sujeitos históricos são monarcas, nobres ou mártires que, com sua própria vida, fazem a história acontecer. 

    De acordo com Thompson (1992), “A história oral é um método de investigação do passado que tem como natureza a criação, a cooperação, o diálogo e o debate. Ela estimula o trabalho coletivo, fomenta e estreita as relações entre as pessoas de uma comunidade”. A história oral é um método capaz de trazer para a realidade, ou melhor, para o presente, uma dimensão viva dos acontecimentos do passado, possibilitando que o historiador perceba a importância de novos documentos além dos escritos.

Carlos José de Farias Pontes. O uso da história oral no ensino de História:
uma experiência no Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (UFAC).
In: Anais do XIII EncontroNacional de História Oral, 2016 (com adaptações). 


Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito da memória, da oralidade e do cotidiano no ensino da história. 

A fonte da história oral é a memória humana, uma vez que a fonte oral representa a rememoração de aspectos do passado vividos e testemunhados por algum(ns) sujeito(s). 

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito da memória, da oralidade e do cotidiano no ensino da história. 


A concepção da história oral é dissociada do conceito de ciência e de sua formalidade, visto que não é um saber fazer isolado.

Foram várias as causas que levaram à ocorrência da Reforma Religiosa na Idade Moderna. A Igreja Católica se viu atacada de todos os lados e isso representou um forte golpe contra a instituição no período. A Reforma Religiosa apresentou causas internas e externas à Igreja Católica. Dentre as causas externas, é possível citar que: 

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