Questões sobre História Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História Geral

#Questão 925335 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - História

O modelo de socialismo soviético: uma avaliação
      Na verdade, para um país atrasado e primitivo, isolado de ajuda estrangeira, a industrialização sob ordem, com todos os seus desperdícios e ineficiências, funcionou de modo impressionante. Transformou a URSS numa grande economia industrial em poucos anos. Contudo, o sistema manteve o consumo da população lá embaixo – em 1940 a economia produziu apenas pouco mais de um par de calçados por cada habitante na URSS. Deu-lhe trabalho, comida, roupa e habitação a preços controlados (ou seja, subsidiados), aluguéis, pensões, assistência médica e uma certa igualdade, até que o sistema de recompensas com privilégios especiais para a nomenklatura se descontrolou após a morte de Stalin. Muito mais generosamente deu educação. A transformação de um país em grande parte analfabeto na moderna URSS foi, por quaisquer padrões, um feito impressionante. E para milhões de habitantes das aldeias para os quais mesmo nos tempos mais difíceis, o desenvolvimento soviético significou a abertura de novos horizontes. (HOBSBAWM, Eric., 1995, p. 372/378. Adaptado.)
O modelo de desenvolvimento soviético durante os anos 30 e dos pós-guerras mundiais serviu de inspiração para vários países, que passaram a adotar o planejamento estatal para perseguir a sua industrialização. Entre esses países se destacam China, Cuba e outros da Europa Oriental. Esse modelo, que para os teóricos da revolução comunista internacional era uma sociedade superior ao capitalismo:

#Questão 926143 - História, História Geral, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - História

As Pólis da civilização grega tinham autonomia política e econômica, o que fez com que a Grécia Antiga não fosse um império centralizado e com fronteiras muito bem definidas. A respeito das Pólis, assinale a alternativa incorreta

#Questão 925338 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - História

Em 18 de novembro de 2013, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, fez um pouco notado discurso na Organização dos Estados Americanos (OEA) em que afirmou categoricamente que “a era da Doutrina Monroe terminou”. Tal assertiva carregava consigo um peso simbólico bastante significativo do ponto de vista das relações internacionais entre Estados Unidos e seus vizinhos ao sul e trazia à tona a oportunidade de um reexame desse, que é um dos mais longevos princípios de política externa dos Estados Unidos. A frase que ficou conhecida na história como resumindo o espírito da chamada Doutrina Monroe – “A América para os Americanos” – ajudou a consolidar a percepção de que a referida política tinha como alvo a totalidade do continente americano. Ainda que o próprio presidente Monroe jamais tenha proferido tal frase durante o seu discurso anual ao Congresso dos Estados Unidos em 1823, considerado o marco da Doutrina Monroe, o mandatário norte-americano foi muito claro ao declarar em um determinado momento do discurso que “devemos considerar qualquer tentativa da parte deles [europeus] de estender seu sistema para qualquer parte desse hemisfério como um perigo para a nossa paz e segurança”. (Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7329201400307.)
Prestes a completar os seus dois séculos de sua declaração, a Doutrina Monroe já gerou inúmeros debates, tanto quanto episódios considerados controversos por parte de outras nações em relação aos Estados Unidos da América. Sobre os países da América Latina, especificamente no século XIX:

#Questão 926146 - História, História Geral, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - História

A disputa por mercados consumidores, matérias-primas e metais preciosos na Ásia e África pelas grandes potências europeias em meados do século XIX aumentou concomitantemente o investimento em armamentos para a salvaguarda e soberania destes países. Este contexto, combinado a uma série de fatores, deu início à Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. A respeito deste conflito, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 926147 - História, História Geral, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - História

Entre os séculos XVII e XVIII alguns países como França, Inglaterra e Alemanha assistiram à aceleração do lento e complexo processo de transição do modo de produção feudal para o modo capitalista de produção, que estava se esboçando de modos distintos em cada país desde o século XV. Sobre este contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. A aristocracia rural dos países-chave da Europa foi gradativamente perdendo seu poder econômico e político e, em seu lugar, foi se consolidando uma nova classe, a burguesia. II. O enfraquecimento da figura do “senhor feudal” abalou também a Igreja, que foi perdendo o poder absoluto e dogmático que tradicionalmente exercia. III. A transição para o modo capitalista de produção deslocou também a atenção a respeito do mundo: a transcendência pôde dar lugar a imanência, e a própria História teve um papel relevante para que o conhecimento acumulado pudesse ser utilizado na produção do bem-estar.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis