Questões sobre História do Brasil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História do Brasil

#Questão 1023235 - História, História do Brasil, ADM&TEC, 2022, Prefeitura de Lajedo - PE, Professor de Ensino Fundamental II - História

Analise as afirmativas a seguir:

I. A história do Brasil imperial traz as marcas dos grandes embates históricos vividos pelo Ocidente no século XIX. Nesse período, o país sofreu diretamente os efeitos das revoluções burguesas que exilaram a família real no Rio de Janeiro em 1808. Esse evento foi relevante para definir os rumos da emancipação política da Colônia portuguesa na América.

II. Em 1823, em pleno Brasil imperial, a Assembleia Constituinte, composta por grandes proprietários de terras e liderada por Antônio Carlos Andrada, apresentou uma proposta constitucional cujo principal objetivo era enfraquecer o poder legislativo mediante a abolição do voto censitário. De acordo com essa proposta, teriam direito ao voto apenas os indivíduos casados, brancos e com rendimento superior a 150 alqueires de mandioca por ano.

Marque a alternativa CORRETA:

#Questão 1023236 - História, História do Brasil, ADM&TEC, 2022, Prefeitura de Lajedo - PE, Professor de Ensino Fundamental II - História

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil imperial, o Poder Moderador atuou como árbitro dos três poderes. Assim, com o apoio das camadas mais humildes da população, o Rei pôde dissolver a Câmara dos Deputados e convocar novas eleições, quando necessário, e agiu na escolha dos senadores – um cargo vitalício – através de uma lista de nobres qualificados.

II. Historicamente, a África representou uma expressiva fonte de abastecimento para o comércio de seres humanos. Esse fato pode ser evidenciado ao analisarmos os dados sobre o tráfico de africanos no período colonial do Brasil. Essa prática, além de suprir as colônias de força de trabalho, representava em si uma atividade altamente lucrativa.

Marque a alternativa CORRETA:

Em uma sequência didática sobre o período histórico mencionado no Texto 1, a professora de história valeu-se, em um determinado momento da aula, do Texto 2.


TEXTO 1

Segundo Bittencourt (2011, p. 378-9), “nas aulas de História, músicas têm sido utilizadas com frequência como recurso didático (…). Dentre os gêneros musicais mais utilizados, destaca-se a música popular, em suas variantes de samba, forró e música sertaneja. Os regimes políticos ditatoriais têm sido, segundo vários dos relatos, abordados por intermédio de músicas, como no caso dos sambas na fase de Getúlio Vargas e da MPB no período militar.”


TEXTO 2

“Atenção ao dobrar uma esquina

Uma alegria, atenção menina

Você vem, quantos anos você tem?

Atenção, precisa ter olhos firmes

Pra este sol, para esta escuridão

Atenção

Tudo é perigoso

Tudo é divino maravilhoso

Atenção para o refrão

É preciso estar atento e forte

Não temos tempo de temer a morte (...)”

Gal Costa, Divino, Maravilhoso, Rio de Janeiro: Phonogram/Philips, 1969.

Disco Sonoro, (4:20 minutos). 


Qual foi o tema abordado em aula, a partir da análise correta desse documento histórico?

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I - No sistema escravista brasileiro os escravos eram considerados bens semoventes.


PORTANTO



II - A eles era negado agenciar seu lugar e condição: sem horas de lazer e sem constituição de família.


Sobre essas asserções, é correto afirmar que

Tendo como referência o que defendem Schwarcz e Starling (2015), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a ascensão e a manutenção de Getúlio Vargas no poder, no segundo quartel do século XX.


( ) A Aliança Liberal designava a articulação das forças dissidentes, que apontavam para um programa de modernização do país, incorporando novos setores sociais na vida republicana e indicando a disposição desse grupo, uma vez no poder, de enfrentar a problemática dos direitos sociais.

( ) A política trabalhista varguista se apresentava em duas vertentes: a criação de leis de proteção ao trabalhador e a repressão a qualquer esforço de organização dos trabalhadores fora do controle do Estado.

( ) A nova Constituição de 1934 refletia os esforços modernizadores e democratizantes, promovendo a atividade industrial, garantindo ao trabalhador rural os mesmos direitos dos trabalhadores urbanos e incorporando mulheres e analfabetos ao processo eleitoral.

( ) A combinação entre censura, repressão e propaganda produziu uma tempestade ideológica que demonizou a atuação dos comunistas, infundiu o terror nas classes médias urbanas e consolidou um imaginário anticomunistas que acompanharia a história política do país.

( ) A mestiçagem como elogio e não como desvantagem, como marca da originalidade cultural do Brasil e não como atraso, foi uma importante forma de resistência popular à noção hegemônica de nacionalidade imposta pela ditadura estado-novista.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis