Questões sobre História do Brasil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História do Brasil

"A gota que faltava para o cálice transbordar, caiu. Ninguém seria capaz de deter o estopim do movimento tenentista. O comandante e filho de Hermes da Fonseca - Euclides Hermes da Fonseca - avisou que a fortaleza iria se revoltar. O tenente Eduardo Gomes, um dos líderes da revolta, relatou ao marechal Hermes a intenção do Forte em se rebelar, no que foi prontamente repreendido. 'O tenente voltou. Euclides Hermes, Siqueira Campos, Delso Mendes da Fonseca e os outros chefes do movimento resolveram aguardar um outro dia. [...] Fora fixado o dia e a hora do início: uma hora da madrugada de 5 de julho de 1922' (SILVA, 2004, p. 85)".
Fonte (adaptada): NUNES, J. C. A. P. A GÊNESE DO MOVIMENTO TENENTISTA E O "PRIMEIRO 5 DE JULHO": Memórias do "revolucionário" Delso Mendes DaFonseca. ANPUH-Brasil - 30º Simpósio Nacional de História, 2009, p. 8.

O excerto acima faz referência à (ao) chamado:

Julgue o excerto abaixo:


"A formação do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) tem início em 1979 com a ocupação da Gleba Macali, no município de Ronda Altas, no Rio Grande do Sul. Essas terras faziam parte das lutas pela terra ainda na década de 1960, período em que o MASTER (Movimento dos agricultores sem terra) organizaram os acampamentos na região. Embora esses acontecimentos, o MST nasceu oficialmente em 1984, no 1º Encontro dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Cascavel-PR. Ao longo de sua caminhada o MST constituiu seu espaço político. O Estatuto da Terra foi criado ainda no governo João Goulart, no ano de 1963, e criou diretrizes e ações necessárias para a realização da reforma agrária no Brasil. Todavia, tal Estatuto não foi implantado efetivamente. Apenas com a redemocratização em 1985 foi definido o primeiro Plano Nacional de Reforma Agrária, que foi fortemente combatido pelos ruralista, que criaram a União Democrática Ruralista (UDR) para se opor a nova configuração do campo que era proposta, e por esse motivo o PRNA, não teve aplicação efetiva (SABOURIN, 2008)."


Fonte (adaptada): ROCHA, Rosaly Justiniano de Souza; CABRAL, José Pedro Cabrera.Aspectos históricos da questão agrária no Brasil. REVISTA PRODUÇÃO ACADÊMICA -NÚCLEO DE ESTUDO URBANOS REGIONAIS E AGRÁRIOS/ NURBA - Vol. 2 N.1, 2016, p. 80. 



Após análise, marque a opção que CONDIZ com o excerto acima:

Leia o trecho da entrevista do escritor manauense Márcio Souza comentando um trecho de seu História da Amazônia (2019):


“Um movimento de veículos de toda a sorte, um vaivém contínuo, que parecia mais um grande centro europeu do que uma cidade tropical”, disse um viajante europeu sobre a Belém do fim do século 19. “A mais refinada das civilizações chegou até o rio Negro”, teria afirmado outro, em referência ao Teatro Amazonas, erguido em Manaus. Entre 1870 e 1910, o extrativismo da borracha trouxe prosperidade e europeização para as grandes cidades amazônicas. Algo, obviamente, desfrutado apenas por uma minoria. Por debaixo da opulência, se encontrava “a mais criminosa organização do trabalho que ainda engendrou o mais desaçamado egoísmo”, conforme a descrição de Euclides da Cunha das condições dos seringueiros em ‘À Margem da História’, citado em ‘História da Amazônia’.”

(https://www.nexojornal.com.br)


Assinale a afirmativa que interpreta corretamente os impactos do desenvolvimento da economia gomífera indicados no texto.

Observe o cartaz a seguir, elaborado para estimular os “soldados da borracha”. O slogan da campanha, “Mais Borracha para a Vitória”, indicava a importância que a borracha adquiriu no período.


Imagem associada para resolução da questão


Os “soldados da borracha” eram

A respeito da economia e sociedade dos ciclos da borracha, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A descoberta do processo de vulcanização da borracha ampliou as possibilidades de suas aplicações na indústria, por aumentar sua resistência e durabilidade.

( ) O regime de exploração dos seringueiros provocava um endividamento do seringueiro, que não tinha outra alternativa a não ser continuar a trabalhar em péssimas condições.

( ) As estradas de seringueiras eram construídas em forma de gota para que, ao fim da estrada, o seringueiro estivesse novamente próximo ao início.


As afirmativas são, de cima para baixo,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis