Questões sobre História do Brasil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História do Brasil

#Questão 1022307 - História, História do Brasil, MPE-GO, 2022, MPE-GO, 2022 - MPE-GO - Secretário Auxiliar - Edital nº 002

A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento que aconteceu na Capitania de Pernambuco durante o período colonial do Brasil.
Acerca desse movimento, é correto afirmar, exceto

Durante a ditadura militar brasileira, existiram vários órgãos de repressão e informação, alguns dos quais utilizavam métodos de tortura para conseguir informações, uma prática denunciada por exprisioneiros e também por ex-policiais do período durante os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. Quais das opções abaixo se referem a estes órgãos de investigação e tortura utilizados pelo estado brasileiro? Analise as assertivas e assinale a alternativa correta: 
I - DOI-CODI. II - IHGB. III - MEC. IV - DOPS. 

Leia atentamente a análise histórica a seguir, a respeito de um episódio importante para desenvolvimento urbano brasileiro, e marque a alternativa que preenche adequadamente a lacuna.


“Em outubro de 1957, o Congresso Nacional aprovou lei que previa para abril de 1960 a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília. O debate sobre o que aconteceria com o antigo Distrito Federal ganhou força em 1958. Apesar da incredulidade de muitos, a transferência era fato consumado e, cada vez mais, tomava contornos irreversíveis – ora pelo rápido andamento das obras, ora pela ação do presidente _____________, que negociava com grupos de oposição a aprovação de seu projeto”. (Portal MultiRio, com adaptações).

No que tange às primeiras décadas da conformação política do Segundo Reinado, julgue (C ou E) o item a seguir. 


Com uma ligeira, mas clara hegemonia, o partido conservador sagrou-se como o grande vencedor do arranjo político realizado após 1848, quando da instituição da Presidência do Conselho de Ministros, cargo ocupado vinte vezes por conservadores, e tão somente dez vezes pelos liberais. 

    Também o exercício da política parecia ser prática para uma minoria. Isto é, desde a abdicação de D. Pedro I, em 1831, dois grandes partidos – que determinaram a passagem da maioria de seus partidários para as fileiras dos monarquistas, chamados então de “conservadores” – revezavam-se no poder. Os conservadores triunfaram nas eleições de 1836, governando de 1837 a 1840. Nesse ano, a oposição liberal – que, aliada a alguns conservadores, tomou a frente pela maioridade – tornou-se vitoriosa e permaneceu no poder até 1841. Mais uma vez, os conservadores, de 1841 a 1844; os liberais, de 1844 a 1848; os conservadores, de 1848 a 1853; e foi em 1853 que se inaugurou a “conciliação”, misturando-se representantes dos dois partidos nacionais.


SCHWARCZ, Lilia Moritz; e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 281, com adaptações. 



No que tange às primeiras décadas da conformação política do Segundo Reinado, julgue (C ou E) o item a seguir. 


Nas primeiras décadas do Segundo Reinado, o Estado brasileiro viu surgir uma nova classe de burocratas conhecidos como “bacharéis”. Amiúde advindos de carreiras jurídicas, tais bacharéis ajudaram a mover as engrenagens da máquina política imperial, ao mesmo tempo em que reforçavam o clientelismo ao redor das carreiras de Estado.  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis