Questões sobre História do Brasil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História do Brasil

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre os grandes projetos implantados na Amazônia nas décadas de 70 e início de 80, temos a Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Sobre ela é correto afirmar que:

Segundo o Historiador Eric Hobsbawm.

I. "A destruição do passado, ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX."

II. "Os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, com grande relação orgânica com o passado público da época em que vivem, originando uma geração saudosista."

III. "Ser membro da consciência humana é situar-se com relação a seu passado, passado este que é uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e padrões da sociedade."

IV. "Os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio."

Estão corretas

Sobre o processo que instituiu a República no Brasil, considere as seguintes proposições:

I. A questão religiosa e a questão militar contribuíram para aumentar os desgaste da monarquia;

II. O Partido Republicano convivia com as contradições da sociedade brasileira de época e tinha entre seus membros, muitos proprietários de escravos;

III Dentro do Partido Republicano havia divergências. Os setores ligados às camadas médias urbanas, com núcleo do Rio de Janeiro, defendiam a radicalização da luta e o estabelecimento da república por meio de uma revolução popular;

IV. Os positivistas, adeptos da monarquia, eram contrários a qualquer mudança no governo.

Estão corretas as proposições

Sobre a história de Olinda e Recife, considere as seguintes proposições:

I. Durante a invasão holandesa, a cidade de Olinda foi incendiada e praticamente precisou ser reconstruída.

II. Em 1710, uma Carta Régia criou a Vila de Recife, mas a aristocracia rural de Olinda não gostou da medida e mandou suas milícias invadirem essa Vila, derrubarem seu pelourinho, que era símbolo da autonomia do Recife.

III. A Guerra dos Mascastes foi um enfrentamento entre os habitantes de Olinda e de Recife, para definir qual das duas cidades seria a mais importante da Capitania de Pernambuco.

IV. Bernardo Vieira de Melo tentou, em Olinda, transformar Pernambuco numa República Independente. Estão corretas as proposições

Analise as proposições abaixo.

I. A classe social dominante em Pernambuco desde o período colonial era formada pelos senhores de engenho, pelos proprietários de grandes fazendas e pelos comerciantes abastados.

II. Implantada sob o signo da escravidão, a sociedade colonial criou diferenças sociais difíceis de transpor, como os preconceitos marcantes contra o trabalho manual.

III. Nem todo o clero aceitava ou justificava a existência da escravidão, mas, como instituição, a Igreja Católica fechou os olhos para a violência e os maus-tratos contra os escravos, favorecendo a implantação da escravidão nas colônias da América.

IV. O Patriarcalismo conferia ao senhor de engenho privilégios de mando e riqueza sobre os demais membros da sociedade. Estão corretas as proposições

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis