Questões sobre História do Brasil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História do Brasil

O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil, multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822, passando pela implantação da República, em 1889, ao cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda inconclusa em relação à construção da cidadania. Relativamente à história contemporânea, da produção do conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos ocorridos no Brasil e no mundo, julgue os itens de 91 a 100. O Ato Institucional n.º 5 foi uma espécie de sopro liberal em meio ao autoritarismo, abrandando o caráter ditatorial do regime instaurado em 1964, quando foi deposto o presidente João Goulart.

Em 1830 e em 1848, a Europa foi tomada por movimentos revolucionários. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os itens a seguir. Embora exprimissem demandas nacionais, as revoluções de 1848 constituíram movimentos coordenados, articulados de forma central durante as campanhas liberais de Paris.

Considerando o contexto histórico da época Moderna apresentado no texto precedente, julgue os próximos itens.

A exclusividade comercial do Brasil com a metrópole portuguesa foi rompida a partir da transferência da Corte portuguesa para o Brasil e da abertura dos portos às nações amigas.

Considerando o contexto histórico da época Moderna apresentado no texto precedente, julgue os próximos itens.

O descobrimento do Brasil se insere no contexto das práticas mercantilistas, que pressupunham a intervenção do Estado na implantação e na criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades econômicas.

Julgue os próximos itens, relativos à história política e econômica do período republicano brasileiro. Com vistas a inserir o Brasil de forma independente no sistema internacional globalizado, o governo de José Sarney optou por romper com o tratado de integração econômica regional estabelecido com a Argentina, com o Paraguai e com o Uruguai.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis