Listagem de Questões sobre Geral
No Brasil, o início dos anos 60 do século passado foi marcado pela elevação da temperatura política: o debate de idéias e de projetos para o país, em marcha ascendente desde a década anterior, alcançava dimensão muito mais vigorosa, provavelmente refletindo, entre outras, as repercussões da Revolução Cubana. Vivia-se a tensão do confronto ideológico entre esquerda e direita. Em 1964, um golpe de Estado interrompeu esse processo e instaurou um regime de força que, por cerca de vinte anos, conduziu o Estado brasileiro. Esgotado esse modelo político, em meio a uma grave crise econômica, procedeu-se à transição que faria o país retornar ao leito democrático. No que se refere a esse período da História brasileira, julgue os itens que se seguem.
Com Ernesto Geisel, o regime militar fez sua última tentativa declarada de perpetuar-se, o que se comprova pela sua decisão de não admitir sequer o debate em torno de uma transição ao poder civil, mesmo sob controle dos militares.
Eleito diretamente, Tancredo Neves foi o presidente que comandou o processo de redemocratização do país. Sua morte impediu que completasse o mandato, sendo substituído pelo vice-presidente Itamar Franco.
Os trabalhos de uma comissão parlamentar de inquérito acabaram por levar ao inédito impeachment de um presidente da República. Foi o que ocorreu com Fernando Collor, imediatamente substituído por seu vice, sem que o país mergulhasse em crise institucional.
O Plano Real, que deu ao ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso condições eleitorais para chegar à presidência da República, conseguiu enfrentar com sucesso a batalha contra a inflação, mas não logrou vencer o histórico desafio da má distribuição de renda no país.
A economia brasileira, desde o final da década de 1970, apresenta índices de inflação alta, redução do crescimento econômico e dificuldades com endividamento externo e interno, que caracterizam os anos 80 como a chamada "década perdida". Assinale a opção que expressa corretamente uma característica do períod
A crise levou o governo a aumentar sua participação na economia, criando estatais ou assumindo empresas privadas, com o objetivo de manter os níveis de crescimento.
Os planos de estabilização (Cruzado, Bresser, etc.) eliminaram momentaneamente a inflação, mas seus resultados foram de curta duração.
A elevação da inflação brasileira está ligada à diminuição da produção de alimentos, decorrente do direcionamento da produção agrícola para o mercado externo.
O crescente endividamento brasileiro no exterior não repercutiu na economia interna, porque foi compensado pelos investimentos estrangeiros no país.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}