Listagem de Questões sobre Geral
No Brasil, o início dos anos 60 do século passado foi marcado pela elevação da temperatura política: o debate de idéias e de projetos para o país, em marcha ascendente desde a década anterior, alcançava dimensão muito mais vigorosa, provavelmente refletindo, entre outras, as repercussões da Revolução Cubana. Vivia-se a tensão do confronto ideológico entre esquerda e direita. Em 1964, um golpe de Estado interrompeu esse processo e instaurou um regime de força que, por cerca de vinte anos, conduziu o Estado brasileiro. Esgotado esse modelo político, em meio a uma grave crise econômica, procedeu-se à transição que faria o país retornar ao leito democrático. No que se refere a esse período da História brasileira, julgue os itens que se seguem.
Um crescente sentimento de oposição, inclusive expresso por meio de passeatas, contribuiu para que o regime militar editasse, em 1968, o Ato Institucional N.o 5, ampliando seu caráter centralizador e repressor.
Sob o comando do ministro Delfim Neto, o "milagre brasileiro" correspondeu a um curto período de tempo em que a economia conheceu altas taxas de crescimento, marcado pela forte dependência do país em relação a capitais estrangeiros e pelo arrocho salarial.
A respeito da Revolução Agrícola, assinale a alternativa CORRETA:
Foi o primeiro salto evolutivo da cultura humana e permitiu os passos posteriores.
Perdeu sua importância como avanço cultural diante das tecnologias mais modernas.
Não está relacionada aos avanços técnicos posteriormente alcançados pela humanidade.
Por promover uma atividade ligada à natureza (agricultura), não influenciou as descobertas tecnológicas.
Considere a afirmação abaixo e assinale a alternativa CORRETA: As sociedades orientais da Antigüidade, especialmente a egípcia e a mesopotâmia, desenvolveram-se em regiões semi-áridas, que necessitavam de grandes obras hidráulicas para o cultivo agrícola. Nessas sociedades:
Desenvolveu-se o modo de produção escravista, intimamente relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos.
A superação das comunidades levou ao surgimento da propriedade privada e, conseqüentemente, à utilização da mão-de-obra escrava.
A produção de excedentes, necessária à intensificação das trocas comerciais e para o progresso econômico era garantida pela ampla utilização do trabalho livre.
Predominava a servidão coletiva, onde o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao Estado, proprietário absoluto dessa terra.
Sobre o surgimento da agricultura – e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que:
Como tantas outras invenções, teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
De todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.
Ocorreu no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta, para a América.
Ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}