Listagem de Questões sobre Geral
Considere os textos.
A partir dos textos, pode-se afirmar que trabalhar com bens culturais do patrimônio histórico no processo ensinoaprendizagem de História contribui para estimular nos alunos
a consciência de cidadania associada à preservação de prédios, monumentos e outras edificações de notável valor histórico-arquitetônico.
o senso de preservar somente os bens culturais representativos de uma determinada época ou aqueles ligados a algum fato histórico notável.
a noção de patrimônio histórico e artístico associado aos bens materiais, especialmente aos bens imóveis dissociados de seu ambiente original.
a idéia de uma memória unívoca, de um passado homogêneo e de uma História sem conflitos sociais que exclui as diferenças cultural de nossa formação.
o senso de preservação da memória social coletiva, como condição indispensável à construção de uma nova cidadania e identidade nacional plural.
O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, no Parecer CNE/CEB nº 11/2000, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Analise as proposições abaixo sobre possíveis ações que o professor de história deveria levar em consideração de acordo com essas diretrizes.
I. É importante o professor reforçar para os seus alunos a visão dual sobre a realidade histórica brasileira - "Dois Brasis", "oficial e real", "Casa Grande e Senzala", "o tradicional e o moderno", capital e interior, urbano e rural, cosmopolita e provinciano, litoral e sertão como forma de estimular os jovens e adultos a exercerem um papel mais ativo na sociedade, visando sua ascensão econômica e social.
II. O professor poderia resgatar experiências históricas de seus próprios alunos, uma vez que muitos destes jovens e adultos, dentro da pluralidade e diversidade de regiões do país, dentro dos mais diferentes estratos sociais, desenvolveram uma rica cultura baseada na oralidade da qual nos dão prova, entre muitos outros, a literatura de cordel, o teatro popular, o cancioneiro regional, os repentistas, as festas populares, as festas religiosas e os registros de memória das culturas afro-brasileira e indígena.
III. O professor poderá analisar com seus alunos aspectos das condições políticas, socioeconômicas e culturais que impediram que grupos sociais fossem alijados dos direitos ao pleno exercício da cidadania, e que a sala de aula poderá tornar-se um instrumento de reparação desta realidade, dívida inscrita em nossa história social e na vida de tantos indivíduos.
IV. Um professor de história, engajado com as transformações socioeconômicas do seu tempo e do seu país, deve estimular seus alunos a adquirirem, neste "século do conhecimento", saberes aliados às competências que eles desenvolverão no mundo do trabalho; evitando, portanto, a visão critica sobre a realidade global que o cerca, enfatizando mais a vocação do
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
As figuras abaixo referem-se às questões de números 35 e 36.
Um professor apresenta uma atividade envolvendo as figuras I e II. A intenção do professor é de que os alunos percebam, respectivamente,
o heroísmo dos religiosos católicos nos rituais antropofágicos dos índios brasileiros; caráter indolente e preguiçoso dos índios.
o martírio de jesuítas no processo de conversão dos indígenas à religião católica; características do espírito pacifista dos índios.
o estágio primitivo dos indígenas e o caráter anteracista do trabalho dos religiosos católicos; características do índio catequisado.
a visão do colonizador sobre a obra missionária e civilizatória do trabalho de catequese; características culturais específicas dos índios.
as formas de dominação e morte impostas às populações indígenas; o caráter selvagem dos grupos indígenas na época do descobrimento.
A comparação de ilustrações reproduzidas em momentos diferentes são importantes para que os alunos possam
concretizar as noções altamente abstratas de tempo histórico.
estabelecer relações históricas de permanências e mudanças.
assimilar outras experiências históricas do presente e do passado.
memorizar as explicações e os textos históricos estudados na aula.
compreender o presente através do estudo do passado histórico.
Sobre o tema Leitura e Escrita na História, de Fernando Seffner, considere os itens abaixo.
I. A leitura de textos que estabeleçam correlação entre acontecimentos, em diferentes locais e tempos, possibilita ao aluno incorporar a história passada da humanidade em seu repertório de vida e na construção de sua vida social.
II. A leitura é também uma chave para a integração política do jovem, no sentido grego do termo, a integração à pólis, aos códigos de discussão da comunidade política. A leitura e a escrita constituem um caráter público para o indivíduo.
III. Os conhecimentos históricos podem servir de apoio na leitura de qualquer outra modalidade de texto, em qualquer outra área, na medida em que o texto é datado historicamente, vinculado a determinada visão de mundo ou conjuntura.
IV. As atividades de leitura e escrita associadas ao ensino de história devem possibilitar ao aluno elaborar seu projeto social a partir da análise de outros projetos. Fazer do aluno um agente social é ensiná-lo a reconhecer diferentes projetos sociais embutidos nas diferentes falas sociais, e ajudá-lo a construir sua trajetória a partir destes referenciais.
Para o autor é correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
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