Listagem de Questões sobre Geral
Considere os itens abaixo sobre a Guerra Civil Espanhola, 1936-1939.
I. As disputas da década de 1930, travadas dentro dos Estados ou entre eles eram transnacionais. Em nenhuma parte foi isso mais evidente do que na Guerra Civil Espanhola, que se tornou a expressão exemplar desse confronto global.
II. O processo de radicalização política, com a formação e expansão de grupos anarquistas, socialistas e comunistas fortemente enraizados entre os trabalhadores da Europa Ocidental, foi iniciado na Guerra Civil Espanhola
III. A Guerra Civil Espanhola antecipou e moldou as forças que iriam, poucos anos depois da vitória de Franco, destruir o nazifascismo em alguns países da Europa.
IV. A Guerra Civil Espanhola antecipou a política da Segunda Guerra Mundial, aquela aliança única de frentes nacionais que ia de conservadores patriotas a revolucionários sociais, para a derrota do inimigo nacional e simultaneamente para a regeneração social.
V. A intervenção dos países aliados na Guerra Civil Espanhola impediu que os radicais de direita se consolidassem na Espanha na década de 1930 e fortaleceu o movimento fascista internacional.
Segundo Eric Hobsbawm, é correto o que se afirma APENAS em
II, IV e V.
II, III e V.
I, IV e V.
I, III e IV.
I, II e III.
Considere as afirmações sobre a produção historiográfica brasileira, no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).
I. A produção historiográfica sobre a história da classe operária brasileira ficou restrita ao trabalho de pesquisa dos brasilianistas, uma vez que os historiadores brasileiros estavam impedidos, por força do Ato Institucional nº 5, de estudar e lecionar temas relacionados ao movimento operário.
II. A diminuição da repressão política e as espetaculares cenas de trabalhadores em Assembléias, sobretudo nas regiões do ABCD, no Estado de São Paulo, suscitaram inspiração acadêmica para o desenvolvimento de estudos e a difusão, até mesmo nas salas de aula de 1º e 2º graus, da história operária.
III. Os professores de história recusaram-se a tratar, em sala de aula, sobre a produção historiográfica sobre a classe operária, em razão da aprovação de legislação federal, que proibia qualquer referência aos movimentos operário, e devido à auto-censura dos editores de livros, que cumpriam, à risca, as determinações impostas pelos órgãos de repressão política.
IV. Os livros didáticos de história tinham circulação livre no país, porque os seus autores tratavam de forma objetiva e com imparcialidade os fatos históricos, já que produziam livros para alunos de 1° e 2º graus e porque os editores priorizavam o valor mercadológico do livro, impedindo qualquer viés ideológico que pudesse interferir no comércio desses livros.
É correto o que se afirma em
No Nordeste, existem diferentes tipos climáticos, considerando as influências do relevo, da latitude e dos sistemas atmosféricos. Podemos encontrar todos os climas, exceto
climas tropicais quentes e chuvosos das florestas.
climas quentes e semi-áridos das caatingas.
climas quente e úmido com chuvas de outono inverno no litoral oriental.
clima seco de estepe das baixas latitudes.
clima temperado frio de média latitude da região das Chapadas do Araripe e da Ibiapaba.
No livro História das mulheres no Brasil, organizado por Mary Del Priore, vários autores e autoras procuram reconstituir a trajetória histórica das mulheres. Analise as afirmações que refletem a visão de alguns desses autores sobre atuação da mulher brasileira, ao longo da história.
I. A mulher brasileira sempre foi discriminada no mundo do trabalho. No passado, elas podiam exercer apenas as funções do lar, de doméstica e de agricultora. Na atividade industrial, só foram admitidas como operárias por força da Consolidação das Leis do Trabalho, quando Getúlio Vargas reconheceu o direito de igualdade de sexo.
II. Até meados do século XX, ao contrário do que ocorria nos países europeus, o Código Penal Brasileiro não diferenciava os réus por sexo. A especificidade da legislação brasileira estava intimamente relacionada ao sistema escravista que igualava os sexos tanto na comercialização como na aplicação da punição aos escravos que praticavam delitos.
III. As mulheres do século XIX eram excluídas de uma efetiva participação na sociedade, da possibilidade de ocuparem cargos públicos, de assegurarem dignamente sua própria sobrevivência e até mesmo impedidas de acesso à educação superior. Eram trancadas, fechadas dentro de casas ou sobrados, mocambos e senzalas, construídos por pais, maridos e senhores.
IV. O Brasil foi um dos últimos países do Ocidente a organizar o movimento feminista. Esse fato pode ser explicado em razão da grande atuação do movimento anarco-sindicalista nas lutas sociais. Até mesmo as mulheres anarquistas se recusaram a tratar da emancipação feminina, subordinando-a à idéia de emancipação de toda a classe operária.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e IV.
III.
IV.
I. Foto do interior de uma fábrica no século XVIII
II. Foto do interior de uma fábrica no século XXI
As duas fotos simbolizam aspectos específicos do processo de industrialização no tempo e no espaço. A partir do conhecimento histórico e da análise das duas imagens, pode-se afirmar que
as realidades representadas pelas duas fotos não podem ser objeto de comparação, pois a II revela um estágio de desenvolvimento tecnológico que, ao contrário do que ocorreu no contexto histórico da foto I, evitou o aumento da exclusão social em razão da ampla oferta de trabalho do setor terciário da economia.
os trabalhadores continuaram sendo explorados da mesma forma nos dois ambientes de trabalho, uma vez que os industriais exigiam as mesmas competências e habilidades do trabalhadores, ou seja, as mesmas exigências de especialização e qualificação profissional.
as duas realidades reveladas pelas imagens, guardadas as devidas especificidades históricas, representam resultados do processo de substituição do trabalhador por processos automatizados, que estimularam as condições para o agravamento da exclusão social.
as duas imagens refletem o grau de desenvolvimento tecnológico que as sociedades ocidentais atingiram e que engendraram possibilidades ilimitadas de alternativas de trabalho e de ascensão social para os trabalhadores industriais.
ambas as imagens podem ser consideradas como etapas do processo de evolução das sociedades em busca de alternativas de produção automatizadas, cujo estímulo governamental está diretamente relacionado com o objetivo de proporcionar aos povos uma melhoria da qualidade de vida e de lazer.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}