Listagem de Questões sobre Geral
Analise os itens a seguir.
Estão corretos
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas II e III.
apenas I, II e III.
apenas II, III e IV.
Na concepção do historiador Fernando A. Novais, em Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial, a formação social do Brasil colonial tinha intrínsecas relações com o regime de trabalho compulsório imposto pelo colonizador. Para ele, essa formação social fazia parte de um modo de produção que se organizava
com o objetivo de estimular a produção manufatureira nas colônias e elevar a arrecadação de impostos nas mãos da nobreza real metropolitana.
com a finalidade de realizar a apropriação de grandes extensões de terras voltadas quase que exclusivamente para a economia de subsistência.
no intuito de proporcionar as bases para o estabelecimento de colônias de povoamento europeu, visando o escoamento do excedente populacional.
visando desenvolver a industrialização de bens de consumo duráveis e alimentícios, suprindo, dessa forma, o mercado consumidor europeu.
no sentido de promover a primitiva acumulação capitalista e estimular o progresso burguês nos quadros da sociedade ocidental.
Considere o texto para responder as questões de números 7 e 8.
O depoimento do artesão inglês
I. expressa, por meio de sua experiência pessoal, um sentimento de satisfação pelo fim da coesão comunitária que existia no interior da Inglaterra antes do século XVIII.
II. deixa claro a sua crítica ao sistema industrial doméstico ou familiar que vigorou em quase todas regiões da Inglaterra até o século XVII.
III. revela sua indignação total com as péssimas condições de vida e de trabalho advindas do sistema manufatureiro inglês do século XVII.
IV. expressa o processo de deterioração das condições de vida e de trabalho engendradas pelo sistema fabril inglês no fim do século XVIII e início do século XIX.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e IV.
I e III.
III.
IV.
Ao analisar o texto do depoimento do artesão com seus alunos, o professor de história, que tendo assimilado as novas diretrizes curriculares nacionais, deve enfatizar que:
I. o texto deve ser analisado dentro de um contexto espacial e temporal, tendo intrínsecas relações com a história e com outros componentes curriculares.
II. ele pressupõe que os alunos dominem o vocabulário do texto, já que essa competência é de responsabilidade de especialista de outro componente curricular.
III. o tema tratado no texto é importante como ilustração do saber histórico, porém, difícil de ser interpretado pelos alunos, por estar distante do seu imaginário.
IV. o texto tem importância para história local, mas pouca importância para a história geral, por tratarse de um relato sob a ótica individual de um simples artesão.
I.
II.
III e IV.
Considere a frase.
A máquina libertou o capital da opressão do trabalho.
(Buret, De la Misère, 1840. In: Michelle Perrot. Os Excluídos da História. Trad. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1988. p. 23)
Identifique as afirmações que estão em consonância com a idéia contida na frase.
I. A perfeição do trabalho que se obtém com a nova máquina será um estímulo a se fazer melhor e o operário finalmente entenderá que, quando as máquinas substituem em todos os sentidos o trabalho do homem, produz melhor e mais barato do que ele.
II. O surgimento da máquina a vapor libertou os �operários de ofícios� de suas péssimas condições de trabalho, fato que, ao elevar sua auto-estima, estimulou sua promoção a postos de engenharia mecânica, e, portanto, de sua valorização profissional.
III. O que está em jogo não é apenas o emprego e sim o controle: controle das matérias primas, controle dos produtos em qualidade e quantidade, controle dos ritmos e dos homens.
IV. Os operários adquiriram maior liberdade com o advento da máquina, quando puderam, inclusive, dispor do tempo indispensável para intensificar sua organização sindical e a formação de partidos dos trabalhadores.
II e III.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}