Listagem de Questões sobre Geral
O texto abaixo refere-se às questões de números 27 e 28.
Pela análise do texto, pode-se afirmar que, para Hobsbawm, o século XX
acabou numa desordem global cuja natureza não estava clara, e sem mecanismos óbvios para acabar com ela ou mantê-la sob controle.
foi marcado por intenso equilíbrio social, econômico e político, em razão do avanço do imperialismo sobre as nações subdesenvolvidas.
conheceu a ascensão da civilização ocidental, cujas características eram ser capitalista na economia e liberal na estrutura legal e constitucional.
assinalou o fim do confronto entre as ideologias socialista e as capitalistas, o que permitiu a criação de um sistema estável nas relações internacionais.
iniciou um período de progresso material, intelectual e moral quase ininterrupto, quer dizer, de melhoria nas condições de vida nos Estados do norte e do sul.
Para a autora, a prática do professor no rumo de uma sociedade democrática deverá ser enfatizada com o
método etnográfico.
estudo do passado público.
método sócioconstrutivista.
estudo da história imediata.
ensino da história tradicional.
A autora faz uma crítica às atuais propostas curriculares de História, propondo a ampliação do conceito de cidadania, com a introdução e explicitação de cidadania social, pois essa ampliação
confere uma outra dimensão aos objetivos da História quanto ao seu papel na formação política dos alunos, o que implica numa revisão mais profunda dos conteúdos propostos.
favorece a adoção de uma outra visão do modelo tecnicista no ensino da História, o que implica numa revisão dos fundamentos das metodologias nas propostas curriculares.
concede uma outra visão aos conteúdos da História quanto a sua importância nos currículos escolares, o que implica na reformulação dos objetivos do ensino superior.
legítima as propostas relativas aos conhecimentos que tradicionalmente vem sendo ensinados e às novas tendências de reformulação das metodologias de ensino da História.
define uma outra percepção do estudo da História quanto a sua importância na identificação dos sujeitos no processo de produção dos conhecimentos históricos.
Na sala de aula, um aluno questiona o professor se o estudo da história da mulher tem importância para a sociedade. Baseado nos fundamentos das novas diretrizes curriculares nacionais, o professor deve responder que
os historiadores desprezam a história das mulheres por considerarem os operários das indústrias dos grandes centros urbanos os sujeitos das transformações sociais.
os historiadores brasileiros são pioneiros no estudo da história das mulheres em razão da massificação publicitária que os meios de comunicação fazem sobre o corpo da mulher.
os estudos sobre a mulher refletem a necessidade de romper a visão esteriotipada sobre os diferentes, fundada na negação dos papéis históricos representados pelos agentes sociais.
a história das mulheres é mera ficção, uma vez que, por serem vítimas de seus próprios corpos, elas são vulneráveis à dominação masculina e ao poderes políticos.
não é possível resgatar a história das mulheres haja vista a pequena participação delas nas lutas sociais e políticas, em razão do seu papel como reprodutora e doméstica.
Segundo os autores, o pressuposto básico a que o texto se refere revela o potencial educativo de um museu, pois o discurso museográfico permite
coletar informações sobre os critérios de seleção dos objetos adotados pelos museólogos da época.
reviver a história do passado de um povo; valorizar a construção da memória do Estado Nacional.
demonstrar aos alunos a importância de se rememorar ou glorificar o passado de grupos dominantes.
concretizar mensagens e idéias, comunicar os resultados da produção de um certo conhecimento.
reforçar a concepção de que a museologia está voltada para o estudo de objetos produzidos na passado.
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