Listagem de Questões sobre Geral
Com base nas aulas de história sobre a formação de identidades, tanto no século XIX como no mundo atual, e comparando essas duas imagens, o professor e os seus alunos chegaram à seguinte conclusão:
no mundo contemporâneo, as relações identitárias estão em constante deslocamento, o que impossibilita a classificação étnica das mulheres; no século XIX, era perfeitamente possível identificar a etnia pela cor da pele, pelo tipo de cabelo e pelo figurino usado.
a imagem do jornal captou fotografias de mulheres do nosso tempo que usam diferentes estilos e adornos para expressarem sua negritude; a pintura de Debret, influenciada pelo cientificismo, sugere a catalogação e classificação de diferentes tipos humanos.
a imagem do jornal reúne fotografias de mulheres negras oriundas de diferentes classes sociais; a pintura de Debret se limitou a representar negras libertas que podiam se dedicar à vaidade e, assim, alcançar o reconhecimento social.
o o jornal apresenta mulheres negras fotografadas em situações diversas; a tela de Debret, revelando a influencia de Cesare Lombroso, foi construída para associar as características das negras com as suas potencialidades para cometer crimes.
Considerando os dois documentos, o professor mostrou a aluna que, a partir do caso de Maria Quitéria, podemos inferir que, no processo de luta pela independência do Brasil. Ocorreu a
atuação de mulheres que tinham dificuldades para se portarem nos espaços privados e públicos, pois perdiam a feminilidade durante as experiências de guerra.
participação de mulheres que foram atraídas para o movimento mais por um sentimento de paixão ativistas do que pelo amor à pátria.
presença ativa de mulheres que ocupavam os espaços públicos e privados com gestos, figurinos e adornos tipicamente femininos.
incorporação, pela historiografia tradicional, do decisivo papel da mulher nas decisões políticas de maior relevância.
Ao abordar o tema “Primeira República no Brasil”, o professor utiliza material publicitário de uma exposição fotográfica recente e trecho de periódico de época a fim de abordar as relações entre república e modernidade no contexto do início do século XX.
Ao compreender o papel dessas grandes exposições no início do século XX, os alunos podem deduzir, com o auxílio do professor, que esse evento, no Brasil,
exaltava os significativos avanços da economia brasileira, sobretudo na industrialização e implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico da nação.
traduzia a preocupação internacional com o desenvolvimento dos povos e com os processos de exclusão social trazidos pela Belle Époque.
divulgava para a opinião pública das grandes cidades o sucesso da vocação agrária brasileira, demonstrando o crescimento do país em razão da consolidação da economia cafeeira.
tinha por objetivo criar um sentimento patriótico nos brasileiros e dar visibilidade internacional a prosperidade material e cultural que alcançara a moderna República.
Para discutir a participação de Vargas na sociedade brasileira, o professor resolveu trabalhar com uma letra de música, reproduzida a seguir.
Considerando o período em que Vargas dirigiu o Brasil, o professor interpretou corretamente que a partir dessa letra musical, era possível identificar
a ironia do compositor sobre a ação manipuladora de Vargas para com as classes populares que, iludidas pela imagem de “pai dos pobres” e de grande líder da pátria brasileira, apoiaram integralmente o “queremismo” em 1945.
a crítica sutil feita por Chico Buarque ao Regime Militar, tendo em vista que a letra foi composta, em 1983, a partir de metáforas sublimadas que exaltam uma outra forma de poder para confrontar com os abusos instituídos no país a partir de 1964.
a percepção do compositor sobre o apoio popular conquistado pelo presidente Vargas no seio do operariado, em razão da criação de leis trabalhistas, como o salário mínimo e a regulamentação da jornada de trabalho.
o elogio feito por Chico Buarque à capacidade de articulação e isenção política de Vargas, que exercitou essa habilidade na mediação de conflitos entre as classes sociais e nas negociações internacionais que envolviam o Brasil.
Essa prevalência da cotonicultura na economia do Rio Grande do Norte, no contexto sob enfoque, explica-se
pela ampla aceitação da fibra mocó no mercado externo, haja vista a sua qualidade superior, fato que expandiu sobremaneira as vendas de algodão.
por crescentes necessidades da matéria prima pela indústria dos Estados Unidos, condição essencial para a expansão da cultura algodoeira no sertão.
por sua imbricação com o crescimento da industria têxtil no Sudeste do Brasil e o concomitante processo de integração à Divisão Intranacional do Trabalho.
pela íntima vinculação existente com os avanços ocorridos na produção açucareira, situação que provocou crescente demanda por embalagens de tecido rústico.
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