Listagem de Questões sobre Geral
"Nas diretrizes que enviou a uma Assembléia de deputados em 1767, Catarina copiou em grande parte O Espírito das Leis de Montesquieu. A intervenção do Estado, presidida por Catarina, produziu, por outro lado, grandes transformações no país, produzindo, por exemplo, a edificação de um grande parque industrial de minas e metalurgia de ferro e cobre na imensa região dos montes Urais".
(O Iluminismo e os reis filósofos)
No século XVIII, houve governos que seguiram uma política baseada no Iluminismo. Essa forma de governo ficou conhecida como:
Absolutismo Monárquico
Liberalismo Democrático
Socialismo Científico
Despotismo Esclarecido
A relação entre História e Memória tem sido bastante discutida entre os histo-riadores. Na situação descrita abaixo, há uma manifestação concreta dessa relação. Leia-a atentamente.
Assinale a alternativa que estabelece a relação História e Memória expressa na situação acima descrita:
A História é um segmento da memória que possui uma esfera de atuação e uma influência social relativamente limitadas.
Os historiadores, produtores de memória, preocupam-se mais em agradar ao seu público e, muitas vezes, distorcem o passado.
A história nega a memória na medida em que se utiliza da erudição e pro-cedimentos científicos, que apagam a espontaneidade da memória coletiva.
A história, fixando o que deve ser lembrado e esquecido, participa das relações de poder inscritas na sociedade, ao promover a manipulação da memória coletiva.
O escravo negro foi, fundamentalmente, a mão-de-obra predominante da eco-nomia brasileira entre os séculos XVI e XIX. São aspectos que caracterizam a escravidão de origem africana, no Brasil, EXCETO:
a condição de mercadoria do escravo, que fazia com que seu preço osci-lasse conforme a idade, sexo e habilidade para o trabalho.
as condições de exploração e violência a que eram submetidos os escra-vos, o que leva a Igreja Católica a condenar a escravidão africana.
a diversidade cultural existente entre os escravos em função de muitos se originarem de diferentes regiões, tribos e reinos africanos.
as diferentes formas de reação construídas pelo escravo, como fugas in-dividuais ou em massa, agressões a senhores e feitores e formação de quilombos.
"Conquistada a independência, outros desafios apresentavam-se ao novo país – conduzir a transição de colônia para a de nação, definir o regime de governo, organizar o Estado. Descartada a solução republicana, segundo o modelo norte-americano, restava o figurino inglês de uma monarquia constitucional. Mas as dificuldades para implantá-lo eram muitas, a começar pelas inclinações absolutistas do imperador".
(Francisco Teixeira - Brasil, História e Sociedade)
O texto refere-se às "inclinações absolutistas do imperador" D. Pedro I, que claramente se expressa no(a):
imposição do sistema parlamentarista de governo, chamado de "às avessas".
equilíbrio econômico que D. Pedro I estabeleceu no Brasil durante o seu governo.
poder moderador privativo do monarca de acordo com a Constituição de 1824
repentina abdicação de D. Pedro I e ascensão ao trono, de imediato, de D. Pedro II.
O abolicionista Joaquim Nabuco escreveu:
"[...] Depois que os últimos escravos houverem sido arrancados ao poder sinistro que representa para o negro a maldição da cor, será ainda preciso desbastar, por meio de uma educação viril e séria, a lenta estratificação de trezentos anos de cativeiro, isto é, de despotismo, superstição e ignorância".
No texto acima, Nabuco demonstra o(a):
caráter preconceituoso que tinha do negro, mesmo sendo abolicionista.
exaltação do abolicionismo e o reconhecimento da igualdade de raças.
forma violenta de como deveria ser conduzido o processo abolicionista.
necessidade urgente de dar aos negros os mesmos direitos dados aos indígenas.
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