Listagem de Questões sobre Geral
No século XIX, a História buscou afirmar-se como saber científico e, para tanto:
confirmou seu vínculo com a Filosofia, tida como necessária à análise crí-tica dos acontecimentos.
procurou afastar-se da Filosofia com o objetivo de banir a subjetividade e a metafísica do conhecimento.
estreitou seus laços com a Filosofia Iluminista, considerada suporte para a elaboração do método crítico.
rejeitou os princípios abstratos da Filosofia e, com êxito, eliminou a inter-ferência do sujeito na produção do conhecimento.
Segundo José Carlos Reis, "a mudança substancial que o programa dos An-nales realizou pode ser chamada de revolução científica (...)". (REIS, J. C. A História, entre a filosofia e a ciência, p. 63)
Essa "revolução científica" promovida pelos Annales, no momento de sua fun-dação, é verificada:
na mudança dos objetos de pesquisa que passam a priorizar temas da história política e militar.
na aproximação da história com as "ciências auxiliares" para averiguação da autenticidade documental.
na mudança do conceito de tempo histórico, que consiste na superação estrutural do evento.
na abolição do realismo historiográfico pela crença na impossibilidade da compreensão objetiva do passado.
O ensino e o ensino de História em particular têm sofrido significativas trans-formações, redefinido seus objetos, conteúdos e métodos. Dentre essas trans-formações, destacam-se, EXCETO:
a tentativa de superação da passividade do aluno diante do conhecimento, estimulando sua autonomia e reflexão.
a busca do abandono de práticas empiristas baseadas na simples trans-missão e memorização de conteúdos.
a utilização da pesquisa como princípio educativo, valorizando-se os conteúdos como instrumentais para a solução de questões propostas.
a transmissão do saber acadêmico para o currículo escolar anulando-se as diferenças entre o conhecimento universitário e o saber escolar.
A relação entre História e Memória tem sido bastante discutida entre os histo-riadores. Na situação descrita abaixo, há uma manifestação concreta dessa relação. Leia-a atentamente.
Assinale a alternativa que estabelece a relação História e Memória expressa na situação acima descrita:
A História é um segmento da memória que possui uma esfera de atuação e uma influência social relativamente limitadas.
Os historiadores, produtores de memória, preocupam-se mais em agradar ao seu público e, muitas vezes, distorcem o passado.
A história nega a memória na medida em que se utiliza da erudição e pro-cedimentos científicos, que apagam a espontaneidade da memória coletiva.
A história, fixando o que deve ser lembrado e esquecido, participa das relações de poder inscritas na sociedade, ao promover a manipulação da memória coletiva.
O escravo negro foi, fundamentalmente, a mão-de-obra predominante da eco-nomia brasileira entre os séculos XVI e XIX. São aspectos que caracterizam a escravidão de origem africana, no Brasil, EXCETO:
a condição de mercadoria do escravo, que fazia com que seu preço osci-lasse conforme a idade, sexo e habilidade para o trabalho.
as condições de exploração e violência a que eram submetidos os escra-vos, o que leva a Igreja Católica a condenar a escravidão africana.
a diversidade cultural existente entre os escravos em função de muitos se originarem de diferentes regiões, tribos e reinos africanos.
as diferentes formas de reação construídas pelo escravo, como fugas in-dividuais ou em massa, agressões a senhores e feitores e formação de quilombos.
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