Listagem de Questões sobre Geral
Questão 38 Que o mundo está-se transformando, rápida e profundamente, todos concordam. No campo das relações internacionais, por exemplo, a última década deste século tem sido pródiga em mudanças, em um processo de nova configuração do mapa do poder mundial. Relativamente a esse quadro, julgue os itens abaixo.
O fim da Guerra Fria fez desaparecerem os gigantescos blocos militares – o Pacto de Varsóvia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte – cuja razão de ser – a eventual possibilidade de um confronto entre os mundos comunista e capitalista – deixara de existir.
Na política brasileira atual, vem ganhando destaque o relacionamento pouco amistoso entre o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e o governador de Minas Gerais, Itamar Franco. No mais recente antagonismo entre ambos, foi realçada a questão do federalismo brasileiro, suscitada por uma ação federal em uma determinada localidade mineira. A respeito dessas divergências tornadas públicas, com óbvias repercussões políticas, e de aspectos históricos recentes que as antecederam, julgue os itens seguintes.
Na condição de presidente da República, Itamar Franco contou com a participação de Fernando Henrique Cardoso em sua equipe de governo, inicialmente como ministro das Relações Exteriores e, em seguida, ocupando o estratégico posto de ministro da Fazenda.
Em 2002 comemora-se o centenário de nascimento do grande poeta brasileiro que foi:
Jorge Amado, que morreu aos 88 anos, em 2001, era reconhecido internacionalmente como:
A História Contemporânea teve na Segunda Guerra Mundial (1939–1945) um de seus acontecimentos mais marcantes e definidores. Relativamente ao seu significado histórico e ao mundo que fez nascer, assinale a opção incorreta
A Segunda Guerra Mundial foi marcada pelo confronto de dois grandes blocos: o Eixo, liderado por Alemanha, Itália e Japão, e os Aliados, tendo à frente, sobretudo, os EUA, a URSS e a Inglaterra.
A identidade ideológica mais nítida, durante o conflito, foi a que aproximou os países do Eixo, assentada nas teses nazi-fascistas.
O Brasil participou diretamente da guerra, tendo constituído a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu em território italiano, e a Força Aérea Brasileira (FAB), especialmente usada no patrulhamento do Atlântico Sul.
Terminado o conflito, o mundo testemunhou o declínio da Europa e a ascensão de duas superpotências, os EUA e a URSS, as quais, nos anos seguintes, empenharam-se na disputa por áreas de influência em todas as partes, num cenário de guerra não declarada: era a "guerra fria".
Após a Segunda Guerra, aprofundaram-se as estruturas de dominação colonial sobre a Ásia e a África, o que eliminou a possibilidade de independência nacional nesses continentes.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}