Listagem de Questões sobre Geral
Com o auxílio das informações do texto acima, julgue os itens seguintes, concernentes ao significado histórico da Revolução Industrial.
Ao situá-la no contexto de um "processo histórico", o texto sugere que a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, é fruto das condições peculiares daquela região, sem maiores vinculações com o quadro de dinamismo econômico que, desde os séculos finais da Idade Média, caracterizava a Europa ocidental.
Quando o texto fala em mudanças no cotidiano das pessoas e na "maior parte das relações sociais", como conseqüências diretas da Revolução Industrial, refere-se, entre outros aspectos, à crescente afirmação de uma sociedade de classes sobre a velha ordem estamental do Antigo Regime e ao acentuado incremento da urbanização.
Pode-se dizer que a Revolução Industrial foi um momento decisivo na trajetória do capitalismo, possível, entre outras razões, pela disponibilidade de capitais acumulados ao longo da Idade Moderna, graças à expansão mercantil e à exploração colonial. Seu desdobramento, a partir de meados do século XIX, levou à notável ampliação de mercados e de áreas para a atuação capitalista.
A Segunda Guerra Mundial, na verdade, trouxe soluções, pelo menos por décadas. Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro; a democracia política ocidental, apoiada por uma extraordinária melhora na vida material, ficou estável. Os velhos impérios coloniais desapareceram ou logo estariam destinados a desaparecer. Como se pode ver agora, até o cenário internacional se estabilizou, embora não parecesse.
A "Era da Catástrofe", com seus "impressionantes problemas sociais e econômicos", na expressão do autor, remete ao caótico quadro da Grande Depressão dos anos 30 do século passado que, a partir da Crise de 1929, simbolizada pelo crack da Bolsa de Valores de Nova York, praticamente mergulhou todo o mundo capitalista em um quadro de perigosa instabilidade política e de convulsão social.
A "Era de Ouro" identifica-se, em linhas gerais, com as duas décadas que se seguiram ao grande conflito que opôs os Aliados ao Eixo nazifascista: época de prosperidade econômica, com sensível desenvolvimento científico e tecnológico, que, sob o ponto de vista político, assistiu ao avanço das democracias liberais.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}