Listagem de Questões sobre Geral
A revolução industrial transforma a face da Europa, o proletariado organiza-se e adquire consciência de sua força, a luta de classes intensifica-se. O positivismo político triunfa com a revolução industrial. Liberais, conservadores, socialistas, todos invocam o poder do fato e se referem às lições da ciência para justificarem as posições mais opostas. É em nome da ciência que Spencer afirma a eterna validade do liberalismo; é em nome da ciência que Taine e Renan estabelecem os alicerces de um neotradicionalismo; é por um "socialismo científico" que Marx pretende substituir o socialismo utópico; o próprio nacionalismo passa do estado utópico ao da "Machtpolitik", do idealismo de Mazzini ou de Michelet ao choque dos imperialismos.
A pretensão científica do marxismo, que o distinguiria dos projetos ditos socialistas que o precederam, assentava-se no exame minucioso da história, a partir do qual seria possível formular leis gerais acerca da evolução das sociedades; para tanto, Marx tratou de esmiuçar com idêntica profundidade seus estudos sobre as civilizações orientais antigas, a antiguidade greco-romana, a Europa medieval e a gênese da sociedade burguesa.
O ponto de partida da análise marxista da história é o destaque conferido às estruturas políticas: o modo pelo qual se organizam as estruturas políticas de uma determinada sociedade determina o caráter geral dos processos sociais, materiais e espirituais da vida.
Embora merecendo espaço menor na análise marxista, o capitalismo é por ela concebido como forma inicial da sociedade de classes, sendo que o conflito entre burguesia e proletariado tende a se arrefecer quanto maior for o desenvolvimento do sistema; isso se explica porque, na perspectiva de Marx, o desenvolvimento é o antídoto do capitalismo às suas contradições geradoras de crises.
A sociedade e a política brasileiras experimentou presença de vários partidos ao longo da segunda metade do século XX. Nesse período, três diferentes momentos destacam-se na organização política dos partidos. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
A UDN, o PSD e o PTB, partidos predominantes durante o multipartidarismo no período de 1946 a 1964, foram responsáveis pela perfeita organização de partidos políticos no Brasil, uma vez que estavam profundamente sintonizados com os interesses dos eleitores, e seus parlamentares, plenamente subordinados ao interesse comum.
Os partidos brasileiros, independentemente dos regimes políticos, sempre tiveram organização e estrutura rigidamente desenhadas pelas diferentes leis orgânicas dos partidos políticos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}