Listagem de Questões sobre Geral
As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:
Apesar de sua pequenez e dos parcos recursos, as desordenadas povoações das zonas pioneiras evoluíram para cidades modernas, que oferecem conforto a seus habitantes.
A Assembléia Legislativa da Província sansionou o projeto de mudança da cidade, ato de profunda repecurção na vida econômica e política sergipana.
A expansão do número de habitantes e o aumento conseqüente dos problemas reduzem as possibilidades de qualidade de vida em alguns centros urbanos.
De início, a ausência de um porto onerava pesadamente o escoamento da produção açucareira, tornando essencial o surgimento de um deles na região.
A antiga vila, pouco acessível até mesmo a pequenas embarcações, foi substituída por outra, assentada numa planície, o que facilitava o comércio na região.
Nas poesias e contos populares citam-se comumente certas localidades que se consideram extremamente longínquas ou que se prendem a lendas próprias, que preenchem o imaginário popular. Em Sergipe, é correto associar a Serra da Itabaiana, a da Miaba e a Furna de Simão Dias, respectivamente,
a um carneirinho de ouro, um caboclinho de prata e a visagens e encantamentos especiais.
às festividades do ciclo das festas juninas nas duas primeiras, e ao Reisado, na última.
aos capoeiras que protegiam os senhores fazendeiros, ao hábito das adivinhações e aos folguedos.
aos folguedos de crianças, aos bailes pastoris e às lutas entre mouros e cristãos, de origem portuguesa.
aos cantos dos trabalhadores da terra, às tocatas e danças e a almas do outro mundo.
Durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici, a ditadura militar atingiu o apogeu no Brasil. Este governo
iniciou o processo de abertura política, revogou o AI-5 que era o símbolo da ditadura militar, concedeu a anistia aos políticos que haviam sido punidos pelo regime e eleições diretas para governadores.
promoveu as reformas de base que incluíam a reforma agrária, medidas de controle do Estado nos setores estratégicos da economia, a reforma eleitoral, ampliando o direito de voto aos analfabetos.
fechou o congresso e impôs à nação o Pacote de Abril, que aumentava a representação dos estados mais conservadores para garantir maioria parlamentar ao governo e instituiu o pluripartidarismo.
submeteu os meios de comunicação a rigorosa censura e deu carta branca aos aparelhos repressivos para prender, torturar e matar quem ousasse opor-se à ditadura.
revogou os decretos de nacionalização das refinarias de petróleo e de desapropriação de terras, pôs fim às eleições diretas para governadores e presidente e dissolveu os partidos políticos.
Considere a figura abaixo.
à expulsão de trabalhadores e as facilidades concedidas ao capital privado para montar empresas que produzem alimentos para a exportação.
ao aumento do nível salarial e o acesso do trabalhador volante, que reside em locais distantes das propriedades improdutivas.
ao domínio de técnicas sofisticadas pelo trabalhador e o compromisso do governo com a ampliação do ensino fundamental gratuito para jovens e adultos.
à redução do êxodo rural para as cidades e a extensão dos contratos permanentes de trabalho nas áreas de cultivos industriais como da cana-deaçúcar.
à fixação do homem no campo e a implantação de um projeto de reforma agrária nas propriedades improdutivas e devolutas.
Atualmente, a luta pela posse da terra em Sergipe, e em várias regiões do Brasil, tem mobilizado diferentes setores sociais, especialmente os ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Na história de Sergipe, os problemas da terra estão intrinsecamente relacionados aos mecanismos de exploração colonial, cuja característica marcante foi
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}